Índice do Artigo

Notícias

ONU alerta crianças chinesas sobre perigos das drogas usando simulação em VR

O Dia Internacional de Combate às Drogas teve uma ação bem alternativa por parte da ONU, que mostrou para crianças chinesas os efeitos colaterais perigosos de usar drogas. Diferente do que se faz no Proerd, aqui no Brasil, eles tomaram um caminho mais direto: usando um headset de realidade virtual.

Para isso, as crianças vestiam o head-mounted display (HMD) e sentavam numa cadeira, como você confere no vídeo abaixo. Elas então assistiam a um vídeo cheio de cores psicodélicas e formas que rodavam agressivamente a centímetros de seus olhos.

A ideia é simular a experiência de usar alguns tipos de narcóticos. Em parte, o experimento foi um sucesso, pois muitas das crianças da escola selecionada, no sul da China, sentiram o efeito.

“Eu sinto o meu corpo tremendo… e me sinto muito desconfortável”, disse um jovem garoto, de acordo com o site Mashable. Já uma garota diz que está “muito assustada”.

Nas redes sociais do país, a opinião pública ficou divida sobre a experiência. “Isso simplesmente são técnicas de assustar crianças”, escreveu um usuário do site Weibo.

“Eu acho que faz sentido… deixe as crianças vivenciarem o quão prejudiciais as drogas podem ser”, argumenta outro usuário.