Índice do Artigo

Robô Namastê

Robô da Tesla faz posições de ioga e consegue separar peças coloridas

Tesla apresentou update do Optimus e afirma que robô agora é capaz de calibrar sozinho as mãos e pernas

tesla robo optimus faz ioga
Créditos: Tesla

A Tesla, empresa famosa no segmento de carros elétricos, também aposta na área da robótica. Nesta terça-feira (26), a empresa do bilionário Elon Musk divulgou uma atualização do robô Optimus. Nela, vemos o Optimus executando posições da ioga, além de separar blocos coloridos em diferentes caixas.

Segundo a Tesla, o Optimus agora é capaz de calibrar sozinho as mãos e pernas. Além disso, suas capacidades de percepção receberam atualizações. Ao invés de apenas separar peças coloridas em diferentes caixas, o robô consegue executar a tarefa enquanto uma pessoa troca as peças de lugar. Mostrando alta capacidade de adaptação, o Optimus é mais um avanço tecnológico da empresa de Elon Musk. Abaixo você confere o vídeo, publicado pela Tesla:

Robô Optimus da Tesla calibra sozinho os próprios membros

Segundo a Tesla, o Optimus consegue calibrar sozinho os membros. Ele realiza o processo através de sua câmera de visão. Com ela, o robô reconhece as articulações dos dedos, punho e tornozelos. Dessa forma, ele identifica sua posição em um espaço tridimensional e consegue executar movimentos com precisão.

Os avanços que vemos no vídeo, revelam que a Tesla investe no desenvolvimento tecnológico do seu robô. Atualmente, o Optimus apresenta avanços importantes. Porém, em termos de funções e mobilidade ele ainda está muito atrás de outros modelos como o da Boston Dynamics, capaz de executar movimentos de parkour. Vamos acompanhar e ver se a empresa de Elon Musk consegue mostrar avanços significativos e despontar no segmento da robótica.

Por enquanto, o Optimus continua em fase de testes. Porém, a Tesla possui o objetivo de lançar o robô no mercado. A novidade apareceu pela primeira vez em 2022, durante o Tesla AI Day. Segundo Elon Musk, o robô Optimus deve chegar ao mercado entre os anos de 2027 e 2032, custando cerca de US$ 20 mil (um pouco mais de R$ 100 mil em conversão direta). Resta saber se ao chegar ao mercado, ele vai conseguir acompanhar você nas aulas de ioga.

Fonte: The Verve