Índice do Artigo

Notícias

Veja o suposto benchmark do Ryzen R7 1700x

Estamos na reta final do lançamento dos processadores Ryzen, da AMD, e os rumores e vazamentos já estão se intensificando. O site Videocardz publicou uma serie de benchmarks com um suposto modelo da nova arquitetura Zen, o Ryzen R7 1700X. O modelo ainda é identificado pelo nada simpático nome de ZD3406BAM88F4_38/34_Y, (algo que de acordo com o Videocardz indica um chip de teste usado para qualificação final do produto, ou seja, não muito longe do produto final).

Nas telas de especificações, ele é apontado como um processador que opera a 3.4GHz, ou seja, de acordo com as tabelas vazadas até o momento sabemos que não se trata de um topo de linha Ryzen, e o turbo boost não está identificado, ficando a dúvida se o software não fez a captura do dado ou se esse modelo ainda não tinha tecnologias como o SenseMI habilitadas.

As tecnologias dos processadores Ryzen: clocks mais precisos, mais performance e capacidade de “predizer” o futuro

Outro fator interessante de se destacar é que os testes não foram feitos em um hardware “topo de linha”. A placa-mãe é uma A320 da MSI, nem se trata do chipset para entusiastas, enquanto as memórias operam a 2400MHz e tem como timmings (17-17-17-39 2T). Isso não significa necessariamente me um impacto muito negativo nas pontuações finais, mas ao mesmo tempo torna o teste interessante ao usar hardwares “normais” em ação.

Para comparação, o site Videocardz colocou em ação um sistema baseado em Core i7-6800K, um processador que também opera com clock base de 4.3GHz e com custo na casa dos US$ 430.

Os resultados, em termos gerais, são bastante impressionantes, com o modelo Ryzen se inserindo entre alguns dos processadores mais potentes disponíveis por parte da Intel, passando em alguns momentos bem perto do caríssimo (US$ 1650) Core i7-6950X. Com o lançamento se aproximando, nós e outros sites especializados devemos ter enfim uma enxurrada de testes comparativos. E que volte a concorrência no segmento high-end de processadores!