Índice do Artigo

Notícias

VESA anuncia especificação DisplayHDR v1.0 para certificação de monitores e notebooks

A VESA, associação composta por empresas líderes em tecnologias de display do mercado, formulou uma especificação para certificar a qualidade de telas de monitores para PCs desktop e notebooks. A nova especificação DisplayHDR v1.0 vai começar a vir num selo assinalando aparelhos certificados em breve, compreendendo três níveis de qualidade: DisplayHDR 400, DisplayHDR 600 e DisplayHDR 1000.

Os números são relativos aos nits de luminosidade oferecidos pela tecnologia presente em cada modelo. O ponto de entrada foi definido como 400 porque ele já é 50% mais brilhante que telas SDR comuns. Outro requerimento é 8-bit verdadeiro, algo que já aparece no HDR enquanto a maioria dos displays SDR conta com 6-bit verdadeiros e 8-bit simulado. A especificação, no momento, é apenas para monitores desktop e de notebooks com tecnologia LCD que, segundo a VESA (Video Electronics Standards Association), compreende 99% do mercado. Mas eles já esperam updates futuros para certificar OLED, tecnologia que está se tornando progressivamente mais comum.

Desenvolver essa especificação é uma expansão natural da nossa gama de padrões para vídeo. Mais do que isso, nós somos o primeiro corpo de padrões a desenvolver uma ferramenta para testes publicamente disponível para qualificação de HDR, usando uma metodologia para os testes acima mencionados, os usuários finais podem aplicar sem ter que investir num hardware caro de laboratório. A maioria dos testes requer apenas um calorímetro, o que muitos usuários já têm. A facilidade em testar é um requerimento obrigatório para tornar o DisplayHDR uma especificação realmente viável e amigável para o consumidor.
Bill Lempesis, diretor executivo da VESA