Gerenciar o armazenamento interno em um tablet ou smartphone com Android pode ser um problema, caso o aparelho não tenha uma memória interna de grande capacidade ou você precise usar o dispositivo para armazenar uma grande quantidade de conteúdo.
Em alguns casos, pode ser trabalhoso ter que realizar uma “faxina” em arquivos e aplicativos com frequência para poder instalar novos programas ou fazer o download de novos dados.
Felizmente, a Google Play Store começou a oferecer a partir de setembro de 2023 uma nova opção de arquivar apps e jogos de forma automática. Ao ligar essa opção, o sistema oculta ferramentas, serviços e games que você não usa com frequência, reduzindo em até 60% a quantidade de dados presentes e gerando economia de espaço no dispositivo.
Qual a diferença entre arquivar e desinstalar um aplicativo?
No arquivamento, os dados do aplicativo são preservados, como configurações, preferências, históricos e arquivos salvos em suas pastas próprias. Além disso, aqui apenas algumas “partes” do app são removidas, para que ele possa ser recuperado mais facilmente caso você deseje utilizar novamente a ferramenta.
Ao “desarquivar” um aplicativo, ele é instalado novamente e os seus dados anteriores são recuperados, como se nada tivesse acontecido.
Se você só desinstala um aplicativo, ele é removido completamente do seu sistema, com todos os dados apagados caso um backup não seja realizado. Para recuperá-lo, é preciso fazer novamente o download completo dentro da loja digital do Android.
Como arquivar aplicativos no Andoid automaticamente?
Passo 1. Abra o aplicativo da Google Play Store. No canto superior direito da tela, toque no ícone com a sua foto de perfil da conta Gmail. Em seguida, vá no item “Configurações”.
Passo 2. Na nova janela, toque em “Geral” para ser direcionado a uma nova tela com várias opções de personalização. Desça até o item “Arquivar arquivos automaticamente” e ligue a alavanca, deixando o ícone da bolinha voltado para a direita, ganhando uma leve cor azulada.
Caso essa opção não apareça para você, certifique-se de que o seu aparelho está com as versões 37.4 ou 37.5 da Google Play Store, que são as mais atualizadas do aplicativo.
Para saber qual a versão do seu app, segure o dedo no ícone da loja por alguns instantes. Solte e vá no símbolo com a forma da letra “i”. Depois, confira qual é a versão da loja e, se necessário, faça a atualização manual do aplicativo.
Pronto! Agora o seu sistema operacional Android está autorizado a arquivar aplicativos que não estão em uso pelo usuário sem que você precise fazer qualquer tipo de ação, reduzindo o espaço ocupado na memória interna e garantindo que você continue instalando apps ou baixando novos arquivos.
…
E aí, você já usou o recurso de arquivar aplicativos automaticamente no Android? Está constantemente em uma luta contra a memória cheia no tablet ou celular? Conte a sua experiência para a gente nos comentários!
- Categorias
- Tags