Índice do Artigo

Grupos personalizados

Google Maps: como usar emojis para marcar lugares preferidos

Personalização permite que você crie listas de bares, restaurantes, parques e outros locais para conferir depois.

Google Maps: como usar emojis para marcar lugares preferidos
Créditos: Reprodução/Pixabay

O Google Maps, serviço de localização geográfica e direcionamento da Google, pode ser personalizado pelo usuário para que você marque os seus lugares favoritos.

Com o uso de emojis que representam melhor cada espaço, é possível criar uma lista que reúna os seus estabelecimentos, parques ou endereços favoritos — facilitando a busca por esses lugares mais tarde ou até para compartilhar a seleção com outras pessoas.

A seguir, veja como fazer isso em poucos passos. As capturas de tela são do aplicativo para um celular com Android, mas é possível repetir os mesmos procedimentos na versão para iOS ou no site da ferramenta aberto no computador.

Como usar emojis para marcar lugares no Google Maps

Passo 1. Abra o Google Maps e vá até o ponto do mapa com um local que você deseja transformar em emoji.

Toque nele uma vez para abrir o menu de contexto com mais detalhes sobre o endereço ou estabelecimento (como avaliações, horário de funcionamento e preço médio, no caso de restaurantes). Em seguida, toque no item “Salvar”.

Passo 2. No novo menu, toque em “Nova lista” para começar a criar uma seleção de estabelecimentos. Depois que você já fizer esse tutorial uma vez, é possível adicionar novos locais para listas já existentes.

Na nova tela, você precisa preencher todos os detalhes para deixar a sua lista a mais completa possível. Dê um nome (em “Lista particular”) e adicione uma descrição no campo de texto logo abaixo para facilitar a sua localização no futuro.

Além disso, toque no símbolo “Escolher ícone” e selecione o emoji que mais combina com o a sua seleção de mapas. É possível usar expressões faciais, alimentos, bebidas, animais e outras ilustrações variadas.

Selecione ainda se você deseja manter a lista privada (“Particular”), Compartilhada com pessoas selecionadas pelo usuário ou pública, aparecendo para outras pessoas em serviços do Google, incluindo a pesquisa. Com tudo preenchido, vá em “Criar”.

Passo 3. Pronto! Agora o estabelecimento selecionado por você tem um ícone personalizado, que só aparece para o seu usuário logado na conta da Google.

O emoji pode ser visto até se você der zoom out no mapa, destacando todos os lugares marcados com este ou outros ícones.

Passo 4. Para consultar a lista manualmente ou rever o que você acabou de fazer, vá para a tela inicial do Google Maps e toque em “Salvos”. Lá, é possível ver todas as seleções que você criou, adicionar novos estabelecimentos e compartilhar as criações com outras pessoas.

Dessa forma, você consegue conferir todos os espaços marcados com aquele emoji, inclusive com a localização no mapa, e decidir rapidamente qual será o seu próximo destino.

E aí, você tem listas de locais criados pelo Google Maps? Tem algum tipo de dica envolvendo o uso do serviço de mapas da Google? Deixe a sua contribuição nos comentários!