A Oculus, empresa que pertence ao Facebook, teve seu mais importante estúdio de produção de filmes em VR fechado, o Story Studio. De acordo com Jason Rubin, vice-presidente de conteúdo da companhia, a decisão foi tomada porque a empresa vai ter como foco dar suporte para conteúdos externos.
“Agora que uma comunidade grande de cineastas e desenvolvedores estão compromissados com a arte de narrativa em realidade virtual, nós vamos focar em financiamento e apoiar seu conteúdo”
Criado em 2015, o Oculus Story Studio era um estúdio com principal objetivo de fazer “narrativas em tempo real” em realidade virtual. A produção mais icônica da produtora foi o curta-metragem “Henry“, que chegou a ganhar um prêmio Emmy.
O último trabalho do estúdio foi “Dear Angelica“, outro curta-metragem em VR que traz um tom mais artístico e história mais profunda: uma garota que lembra da mãe já falecida ao assistir filmes.
De acordo com Rubin, deixar de lado as produções nativas e focar em conteúdos externos vai auxiliar a equipe da Oculus a aprimorar seu hardware. “Isso nos ajuda a apontar nossa pesquisa interna, desenvolvimento e atenção para problemas ainda não resolvidos em hardware e software de realidade aumentada e virtual”, diz o executivo.
Além disso, a empresa garante que vai aumentar os investimentos em mais conteúdos experimentais para realidade virtual. Segundo Rubin, serão destinados US$ 50 milhões para artistas independentes criarem novos produtos para realidade virtual. No ano passado, o Facebook investiu US$ 250 milhões em games para VR.
- Categorias
- Tags