A Wi-Fi Alliance, formada por empresas de tecnologia como Apple, Google Microsoft e Qualcomm, anunciou durante a CES 2018 a criação do protocolo de rede sem fio WPA3, que promete tornar as redes de internet mais seguras.
A novidade vem após uma grande vulnerabilidade chamada KRACK ser encontrada no padrão WPA2 no fim de 2017. O padrão que tem décadas de idade recebeu atualizações de segurança em diversos dispositivos para inviabilizar ataques hackers, mas o novo protocolo promete acabar de vez com qualquer insegurança.
O principal foco do padrão WPA3 são implementos de proteção de redes domésticas e públicas. De acordo com o Bleeping Computer, uma das principais mudanças é a facilidade na configuração. O usuário poderá utilizar o smartphone para proteger até mesmo aparelhos que não possuem tela, como dispositivos de internet das coisas.
Além disso, diversas melhorias de encriptação estão presentes no WPA3. Além da adoção de “um conjunto de seguranças de 192 bits”, como descreve a Wi-Fi Alliance, o novo padrão protege as informações trocadas entre o roteador e cada aparelho conectado, em um processo chamado “criptografia de dados individualizada“. Com isso, redes abertas se tornarão mais seguras.
O WPA3 também terá um mecanismo de segurança que protege de ataques constantes e de força bruta. Os dispositivos irão identificar quando alguém está tentando hackear a rede chutando várias senha e irá acionar um bloqueio para impedir violações.
O novo padrão de segurança Wi-Fi ainda está em desenvolvimento e deve ser finalizado este ano.
Via: Bleeping Computer
- Categorias
- Tags