A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) deu sinal verde para a Apple, Meta e Google explorarem a faixa de 6GHz. A decisão, tomada após um voto unânime, abre novas possibilidades para dispositivos sem fio, incluindo realidade aumentada e virtual.
A autorização vem quatro anos depois que as três empresas se uniram para solicitar acesso a esse espectro. A FCC acredita que a liberação da faixa de 6GHz vai impulsionar o desenvolvimento de uma nova classe de dispositivos de baixa potência.
Esses dispositivos de “muito baixa potência”, como são chamados, vão operar ao lado de outros aparelhos habilitados para Wi-Fi. A expectativa é que a decisão fomente um ecossistema de aplicações inovadoras, que vão desde tecnologias vestíveis até avanços na área da saúde.
Apple parte na frente e já possui planos anunciados
A Apple já tem planos bem definidos para essa faixa de espectro. A empresa vê um grande potencial para seus futuros dispositivos de realidade aumentada e virtual. Além disso, a faixa de 6GHz pode beneficiar futuras implementações do CarPlay, o sistema de infotainment da Apple para carros.
A FCC estabeleceu regras que permitem que esses dispositivos operem em curtas distâncias e ofereçam velocidades de conexão muito altas. Isso é ideal para aplicações que exigem uma grande taxa de transferência de dados, como realidade aumentada e virtual.
O sinal na faixa de 6GHz não poderá alcançar grandes distâncias para evitar interferências com usos licenciados atuais. Isso significa que a tecnologia será mais eficaz em ambientes fechados ou em áreas geograficamente delimitadas.
Embora a Apple e o Google não tenham comentado publicamente sobre a decisão, o vice-presidente de políticas da Meta, Kevin Martin, elogiou a medida. Segundo ele, a decisão da FCC permitirá que empresas como a Meta usem novas tecnologias sem fio para construir a próxima onda de computação.
Via: 9to5Mac
- Categorias
- Tags