O projeto de um ônibus que passa por cima dos carros ganhou muita relevância assim que foi apresentado na China, mas ele talvez nunca se torne realidade. O motivo é que a polícia de Pequim iniciou uma investigação para verificar alegações de que tudo não passava de um esquema criminoso.
O resultado disso é que, até o momento, 32 pessoas foram presas suspeitas de arredação ilegal de fundos. Entre eles está o CEO da Transit Elevated Bus Company (TEB), Bai Zhiming. Ele é o responsável pela implementação do projeto. Todas as outras pessoas detidas trabalham na empresa de Zhiming.
As especulações sobre problemas com o ônibus surgiram a partir de moradores da região de Pequim. Segundo as denúncias, o veículo até andou de um lado para o outro da rua algumas vezes. Mas, depois disso, ele teria ficado abandonado no meio da rua.
Em dezembro de 2016, por exemplo, uma reportagem da CNN apontou que o ônibus estava parado na área de testes da cidade por meses. Basicamente, só estava acumulando poeira e causando engarrafamentos.
Segundo o jornal Southern Metropolis Daily, foram arrecadados ¥9.1 billion (R$ 4,4 bilhões) em investimentos privados até o momento. Por causa disso, 72 investidores teriam entrado com processo contra Bai Zhiming.
- Categorias
- Tags