Índice do Artigo

Se soltou no meio de uma avenida

Bateria de carro elétrico chinês cai enquanto ele andava

Um carro elétrico da Cao Cao simplesmente deixou cair a sua bateria no meio de uma avenida - paralisando o veículo logo em seguida.

Carro Elétrico
Créditos: Reprodução

Um Cao Cao 60 EV, um SUV elétrico fabricado na China, passou por uma situação um tanto inusitada e vergonhosa. A bateria do veículo simplesmente caiu no meio de uma grande avenida, forçando o carro a parar subitamente. Sim, caros leitores, ela apenas se soltou de seu chassi e parou no meio do asfalto. O vídeo não revela o que ocorre posteriormente, mas vale notar que um incidente do gênero pode representar um grande risco dentro do trânsito – tanto para o motorista quanto para os demais.

A bateria é fabricada pela CATL, garantindo até 415km de autonomia para os veículos – obviamente dependendo dos recursos que são utilizados em simultâneo como o ar-condicionado e paineis. Ela é acoplada de forma simples, para que o usuário possa substituí-la com facilidade por outra carregada em casos de longas viagens ou uso contínuo.

O grande problema é que isso pode representar uma ameaça para o trânsito, dependendo do usuário e quem estiver ao seu redor. Além da possibilidade de ter suas atividades paralisadas no meio de vias movimentadas e em plena estrada, ela obriga o usuário a sair do carro para ir buscá-la – o que já seria um movimento arriscado, dependendo de onde estiver. Vale a reflexão também dela cair e outro veículo que estivesse atrás, seja no susto ou para evitar de passar por cima dela, realizasse uma manobra evasiva – com a possibilidade de ocasionar outros acidentes.

Créditos: Divulgação/Cao Cao

O carro da Cao Cao

A Cao Cao é uma empresa que pertence ao grupo Geely – qual tem ações majoritárias da Volvo e, recentemente, adquiriu também parte da linha Smart. O modelo 60 EV é usado para plataformas de compartilhamento de veículos no mercado chinês – mostrando que diversos usuários podem interagir com a bateria e que isso pode ter sido apenas o resultado de alguém desatento.

Apesar da substituição de bateria ser incomum, a empresa se pronunciou e afirmou que realiza testes de segurança três vezes mais exigentes do que é praticado na China. Isso inclui passar por água em uma altura de 30cm durante trinta minutos. De acordo com eles, também são realizadas 10.000 verificações durante a operação de troca do componente – garantindo o máximo de segurança possível no processo.

Fonte: YouTube; Quatro Rodas