A indústria automotiva tem investido bastante no negócio de carros conectados. Fatores como armazenamento de informações, serviços e conectividade com internet já são algumas características que montadoras consideram como essenciais. E é por meio desses recursos e do Big Data que a receita desse setor pode crescer, como explica o texto de Fernando Calmon, da Automotive Business.
Serviço para carros conectados Chevrolet Onstar já possui 130 mil usuários no Brasil
Carros conectados com seus usuários e ao ambiente são de grande interesse à indústria automobilística. Prova disso é que o número de carros conectados em uso cresceu significativamente nos últimos três anos. Pesquisas apontam que há mais de 5,5 milhões desses veículos no mundo, e cada um deles gera cerca de 25GB de dados por dia.
Esse valor de dados armazenado inclui informações do veículo, rota, velocidade, status de pneus e peças e condições do tempo. Mas a prioridade das fabricantes é otimizar a capacidade de armazenamento de dados e aumentar a segurança dessas informações armazenadas. É claro que isso estárelacionado diretamente com o lucro de fabricantes e concessionárias, que podem lucrar mais com carros mais seguros e conectados.
A indústria automobilística tem um faturamento mundial de aproximadamente US$ 3,5 trilhões (R$ 11 trilhões) por ano, sendo que 80% vem de vendas de veículos e 20% de serviços de manutenção. Especialistas sobre este mercado chamam a receita gerada pela conectividade em carros de Monetização de Dados.
Nvidia começa parceria com a Bosch para produção em massa de sistema para carros autônomos
O novo modelo de negócio com foco no Big Data vai abranger também outros setores de conectividade, como desenvolvimento de apps, monitoramento, diagnóstico remoto, sistemas de nagevação mais precisos e entretenimento on board. Outros segmentos que podem se beneficiar da conectividade são empresas de comunicação, companhias de seguro e locadoras, por exemplo.
A vontade de incluir conectividade e armazenamento de dados em um automóvel é tanta que grandes empresas como Apple, Google e Microsoft estão investindo neste setor. Além de hardware, softwares de infotainment como Android Auto e Apple CarPlay também estão recebendo atenção, mostrando a importancia da tecnologia para a indústria automotiva.
Microsoft inicia parceria com a Toyota para integração com carros conectados
- Categorias
- Tags