Índice do Artigo

Carros

Carros autônomos causam engarrafamento e irritam moradores nos Estados Unidos

Veículos circulando em San Francisco seguem as regras de trânsito e causam confusão em quem buzina para carros vazios

Carros autônomos causam engarrafamento e irritam moradores nos Estados Unidos
Créditos: Waymo/Reprodução

De acordo com o Washington Post, moradores de San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, estão se irritando com a presença de carros autônomos nas estradas. De acordo com os residentes da cidade, os veículos tem dificuldade em lidar com situações inesperadas, além da sua presença ‘fantasmagórica’ gerar desconforto na população.

Rivian R1S é a SUV perfeita para o clima frio

Os veículos autônomos são do modelo Jaguar I-Pace e estão sendo testados pela Waymo, subsidiária da Google, na cidade de San Francisco. O Washington Post ressalta três incidentes em particular, que aconteceram recentemente, como razões para o incômodo da população: a queda de uma árvore que o Jaguar I-Pace não conseguiu contornar, a colisão com a traseira de um ônibus, e um dia de neblina que fez os carros simplesmente pararem, causando congestionamento nas estradas.

Essa não é a primeira vez que carros autônomos já causaram problemas nos Estados Unidos, mas a Waymo afirma que os problemas causados são pequenos, se levarnis em consideração a ausência de acidentes graves e os quilômetros percorridos pelos veículos. De acordo com os moradores, a proximidade da cidade com o Vale do Silício faz com que as Big Techs usem a cidade como laboratório. “Não sinto, como alguém que mora aqui, que tenha qualquer controle ou opinião sobre isso. Parece que estamos em dívida com a vontade dessas empresas e seus motivos para ganhar dinheiro”, comentou Marita Murphy ao The Washington Post.

Carros sem motorista

A Waymo desenvolve a tecnologia para oferecer serviço de transporte aos usuários, sem a necessidade de motoristas. Os veículos são programados para nunca exceder o limite de velocidade e parar ao menor sinal de problema. A visão de carros andando por aí, sem ninguém no volante, incomoda os moradores. “É meio desconfortável, estranho, chocante. Há uma parte do nosso cérebro que pensa, isso não faz sentido”, disse Molly McDermott, professora de escola pública de San Francisco.

Apesar de respeitarem as regras, moradores também se preocupam com o impacto que carros autônomos podem ter na economia da cidade. “Sinto que o Uber e o Lyft sofreram um impacto terrível em San Francisco”, comentou outro morador. 

Preocupação com o futuro

Aaron Peskin, presidente da Câmera de Supervisores de San Francisco, afirma que a empresa não está colaborando com as autoridades locais. Segundo ele, há preocupações com segurança, transparência, privacidade e econômicas que precisam ser respondidas. “Isso pode levar a um mundo de transporte mais seguro e menos congestionamento. Também pode ser um pesadelo distópico”, disse Peskin.

Se por um lado, os moradores estão preocupados, os turistas adoram a ideia de entrar em um carro sem motorista. E os veículos da Waymo se tornaram uma das novas atrações da cidade. Enquanto a tecnologia de direção autônoma avança, os demais motoristas e moradores precisarão se acostumar com a presença dos ‘carros fantasma’ na cidade. Resta saber se o resultado disso, no futuro, será positivo ou também terá aspectos negativos.

Via: Washington Post

Via: Washington Post