Durante a última semana, Elon Musk comentou que a Tesla, uma das suas companhias bem-sucedidas focada em carros elétricos, aumentará o uso de baterias à base de ferro, que são mais baratas, tanto para a linha de caminhões elétricos, o Semi, quanto para automóveis mais acessíveis. Conhecida formalmente como bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP / Lithium Iron Phosphate), conta com suporte de fornecedores da China e fará parte da “grande maioria do trabalho pesado para eletrificação será de células à base de ferro”.
Conhecida formalmente como bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), fará parte da ‘grande maioria do trabalho pesado para eletrificação será de células à base de ferro’.
Tensões políticas entre a China e os Estados Unidos podem dificultar a expansão da ideia; contudo, Musk planeja investir neste segmento ainda assim. Inicialmente, foi informado que os chamados Semi Leves, nova linha de caminhões elétricos de curto alcance, chegarão com as baterias mencionadas. Ainda não confirmaram janelas oficiais de lançamento dos produtos.
Detalhes adicionais sobre o Tesla Semi
No fim de 2022, mais especificamente em dezembro, a Tesla iniciou a etapa de entregas do Tesla Semi após alguns atrasos. O veículo conta com alcance de 500 milhas por carga (~ 804 km) e utilizam baterias à base de níquel. Posteriormente, será lançado uma variação com autonomia diferenciada: 300 milhas (~ 483 km).
Os carros elétricos de pequeno porte serão equipados com baterias LFP com capacidade de 53 kWh.
Os carros elétricos de pequeno porte serão equipados com baterias LFP com capacidade de 53 kWh — sendo que, no caso dos já lançados Model 3 e Model Y, os produtos contam com capacidade de 75 kWh. Espera-se que os custos de montagem sejam reduzidos pela metade nas próximas gerações. Tanto o Model 3 e Y já mencionados serão equipados com as baterias à base de ferro em breve, mas ainda não foi confirmado um momento específico para a atualização.
Via: Época Negócios
Via: Época Negócios
- Categorias
- Tags