Índice do Artigo

Carros

Ford e Toyota firmam consórcio SmartDeviceLink para padronizar aplicativos em veículos

Duas gigantes da indústria automobilística, a Ford e a Toyota firmaram uma parceria para acelerar a padronização de aplicativos disponibilizados em veículos. O anúncio foi feito na CES 2017, o maior evento de tecnologia do mundo. 

Site oficial da Ford

Site oficial da Toyota

Da parceria vai surgir a SmartDeviceLink Consortium, uma organização sem fins lucrativos que vai gerenciar uma plataforma de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos de smartphones para carros. “O objetivo é incentivar a padronização na indústria e viabilizar mais opções de conectividade e controle para os consumidores”.

Site oficial SmartDeviceLink

O consórcio tem como primeiros membros as montadoras MazdaGrupo PSAFuji Heavy Industries e Suzuki, além dos fornecedores ElektrobitLuxoft Xevo. As empresas HarmanPanasonic, Pioneer QNX também assinaram cartas de intenção para participar.


Experiências de conectividade

De acordo com informações fornecidas pela assessoria da Ford no Brasil, o SmartDeviceLink (SDL) vai permitir aos desenvolvedores integrar as funções dos aplicativos à tecnologia do veículo, incluindo a tela no painel, os controles do volante e o sistema de reconhecimento de voz.

A adoção de uma plataforma de código aberto vai criar um padrão comum para a integração dos aplicativos pelos fabricantes de automóveis e fornecedores. Assim, os desenvolvedores podem se concentrar em criar uma experiência de conectividade melhor para os clientes, capaz de ser usada por todos os fabricantes de automóveis participantes

As empresas e fornecedores participantes poderão criar funções para atender as necessidades específicas dos usuários, mantendo ao mesmo tempo o controle sobre a quantidade de dados do veículo a que o aplicativo tem acesso.

Ford anuncia AppLink 3.0

A tecnologia SmartDeviceLink é baseada no software AppLink, que a Ford apresentou para a comunidade de código aberto em 2013. Hoje, esse software está disponível em mais de 5 milhões de veículos no mundo. A Toyota planeja lançar um sistema de telemática usando o SDL por volta de 2018.