Duas gigantes da indústria automobilística, a Ford e a Toyota firmaram uma parceria para acelerar a padronização de aplicativos disponibilizados em veículos. O anúncio foi feito na CES 2017, o maior evento de tecnologia do mundo.
Da parceria vai surgir a SmartDeviceLink Consortium, uma organização sem fins lucrativos que vai gerenciar uma plataforma de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos de smartphones para carros. “O objetivo é incentivar a padronização na indústria e viabilizar mais opções de conectividade e controle para os consumidores”.
O consórcio tem como primeiros membros as montadoras Mazda, Grupo PSA, Fuji Heavy Industries e Suzuki, além dos fornecedores Elektrobit, Luxoft e Xevo. As empresas Harman, Panasonic, Pioneer e QNX também assinaram cartas de intenção para participar.
Experiências de conectividade
De acordo com informações fornecidas pela assessoria da Ford no Brasil, o SmartDeviceLink (SDL) vai permitir aos desenvolvedores integrar as funções dos aplicativos à tecnologia do veículo, incluindo a tela no painel, os controles do volante e o sistema de reconhecimento de voz.
A adoção de uma plataforma de código aberto vai criar um padrão comum para a integração dos aplicativos pelos fabricantes de automóveis e fornecedores. Assim, os desenvolvedores podem se concentrar em criar uma experiência de conectividade melhor para os clientes, capaz de ser usada por todos os fabricantes de automóveis participantes
As empresas e fornecedores participantes poderão criar funções para atender as necessidades específicas dos usuários, mantendo ao mesmo tempo o controle sobre a quantidade de dados do veículo a que o aplicativo tem acesso.
A tecnologia SmartDeviceLink é baseada no software AppLink, que a Ford apresentou para a comunidade de código aberto em 2013. Hoje, esse software está disponível em mais de 5 milhões de veículos no mundo. A Toyota planeja lançar um sistema de telemática usando o SDL por volta de 2018.
- Categorias
- Tags