Após sair da AMD em 2015, o icônico engenheiro Jim Keller, um dos principais nomes por trás da arquitetura Zen da AMD, está trabalhando na fabricante de carros elétricos Tesla. E segundo as fontes do site Fudzilla, Keller foi incumbido de um projeto bastante ambicioso: criar um novo sistema de direção autônoma para os veículos da empresa liderada por Elon Musk.
Tesla Motors contrata Jim Keller,
nome por trás da arquitetura Zen da AMD
Segundo o Fudzilla, o ex-engenheiro da AMD é o líder de engenharia da Tesla e tem como missão fazer um hardware que será o sucessor do utilizado pela empresa atualmente. Os veículos Model S, Model X e o futuro Model 3 possuem o Autopilot baseado em hardware Nvidia, que recebe constantes atualizações visando tornar a direção cada vez mais independente do motorista.
O Fudzilla também indica que o sistema de Keller vai acabar com a parceria entre Tesla e Nvidia, já que o novo software seria totalmente independente de terceiros, com todo hardware desenvolvido nativamente pela empresa.
Tesla: conheça a fabricante de
carros elétricos de Elon Musk
Desde o ano passado existem rumores de que a Tesla estaria investindo em uma equipe para trabalhar em hardware próprio para seu sistema de carros autônomos. E Jim Keller possui currículo para isso: além de desenvolver a arquitetura Zen, ele trabalhou em projetos como as microarquiteturas K7 e K8 em seu tempo na AMD. Antes disso, o engenheiro também esteve envolvido na criação dos chips Apple A4 e A5, entre 2008 e 2012.
Como a Tesla ainda está fazendo updates em seu sistema de carros autônomos que utiliza tecnologia Nvidia, o software para carros autônomos de Jim Keller possivelmente não estará rodando nas ruas tão cedo. O próximo passo da empresa de Elon Musk é lançar o Model 3, carro elétrico que terá preço mais acessível e começa a ser fabricado em julho, com lançamento confirmado no Brasil.
- Categorias
- Tags