Durante o Salão de Detroit, que acontece entre os dias 13 de setembro até 24 de setembro, a Ford apresentou detalhes do novo Mustang GTD. O modelo é o carro de rua mais rápido já produzido da linha Mustang, com motor de 800 cavalos de potência. Além disso, o veículo de luxo apresenta um novo sistema de redução de arrasto, com aerodinâmica ativa.
Graças ao novo sistema, o Mustang GTD figura como o carro da linha Mustang mais rápido. Segundo a Ford, o sistema de aerodinâmica ativa é ilegal em modelos de corrida, como o Mustang GT3. Ou seja, o modelo Mustang GTD possui tecnologia de ponta, que nem os modelos de profissionais possuem. Segundo comunicado à imprensa, a Ford explica que o sistema de redução de arrasto conta com atuadores hidráulicos, capazes de variam o ângulo da asa traseira.
Além disso, o sistema também ativa os flaps dianteiros e equilibra o fluxo de ar. Dessa forma, o sistema consegue aprimorar a aceleração nas retas e aumentar o ‘downforce’ nas curvas – Downforce é a ação gravitacional que ‘gruda’ as rodas do carro no chão, durante as curvas. Quanto maior a ação, maior a estabilidade durante as curvas.
Mustang GTD possui tecnologia de ponta
O sistema extrai ao máximo o fluxo de ar, direcionando o fluxo até a área de resfriamento, aerodinâmica e aderência. Segundo a Ford, nas ruas a carroceria oferece boa distância livre do solo para encarar lombadas. Nas pistas, a suspensão pode ser rebaixada em 40 mm.
De acordo com o comunicado, a equipe de engenheiros testou o sistema do supercarro nos computadores e também nas pistas. Com tanta potência e também tecnologia, o preço do Mustang GTD também será alto. A projeção inicial de preço é de US$ 300 mil (cerca de R$ 1.468.000 em conversão direta). Como podemos ver, o novo carro da linha terá preço que vai caber no bolso de bem pouca gente. Mas no geral, já podíamos esperar por algo similar. O modelo deve chegar às lojas durante o ano de 2024, ou início de 2025.
Fonte: Ford
- Categorias
- Tags