Índice do Artigo

Carros

Volvo e Autoliv adotam plataforma Nvidia Drive PX para carros conectados

A Volvo e a empresa de segurança automotiva Autoliv, junto com a recém lançada joint-venture Zenuity, anunciaram uma parceria com a Nvidia para produzir novas tecnologias para carros conectados. A fabricante de carros vai utilizar a plataforma de inteligência artificial Nvidia Drive PX para produzir softwares automotivos que devem chegar ao mercado até 2021. 

O Drive PX é um dos hardwares de inteligência artificial mais avançados no mercado atualmente. Utilizando deep learning, a plataforma gerencia as tecnologias presentes no carro e faz mapeamentos para softwares de direção autônoma.

O hardware também representa a principal investida da Nvidia no mercado automobilístico. Além da Volvo, companhias como Toyota e a Bosch já anunciaram que vão utilizar a plataforma da Nvidia futuramente.

Jan Carlson, diretor executivo da Autoliv, comentou sobre a parceria, mas não deu detalhes sobre o software desenvolvido junto com a Nvidia. 

“Com a NVIDIA, nós agora temos acesso total à principal plataforma de computação de AI para condução autônoma. A Autoliv, a Volvo Cars e a NVIDIA compartilham a mesma visão de uma condução segura e autônoma. Essa cooperação promoverá ainda mais nossas principais ofertas de sistemas avançados de assistência ao motorista e condução autônoma no mercado” – Jan Carlson, diretor executivo da Autoliv

Segundo o anúncio, o sistema não será exclusivo das empresas envolvidas e companhias de fora também poderão licenciar a tecnologia para utilizá-la em seus veículos.