Índice do Artigo

Estrela do oceano

Cientistas descobrem estranho animal marinho com 20 braços

Pesquisa publicada na Invertebrate Systematics sobre novo animal marinho revela detalhes do invertebrado com 20 braços

animal-marinho-feathered-star
Créditos: Invertebrate Systematics

O fundo do oceano pode ser um lugar lindo, misterioso e também assustador. Recentemente, pesquisadores divulgaram na revista científica Invertebrate Systematics a descoberta de uma nova espécie de invertebrado. Batizado de Antartic Strawberry Feathered Star (Estrela Antártida de Plumas de Morango, em tradução livre), o novo animal marinho possui 20 braços e nada pelo oceano de forma majestosa.

A sua aparência pode ser um pouco assustadora, parecendo até o famoso ‘Face Hugger’ da franquia de filmes Alien. Mas dentro do oceano, o animal estica os seus 20 ‘tentáculos’ e nada como se realmente se os braços fossem emplumados. Os cientistas publicaram os resultados da pesquisa no Invertebrate Systematics. Segundo o estudo, relatos do animal são conhecidos desde 2008. Para confirmar a existência do animal marinho, os pesquisadores analisaram relatos de 2008 a 2017. Abaixo você confere um vídeo do Antartic Strawberry Feathered Star:

Animal marinho prova que sabemos pouco sobre o oceano

Cientistas acreditam que apenas 10% das espécies de animais do fundo do mar foram descobertas. Anualmente, diversas pequenas novas espécies são identificadas e algumas vezes, a humanidade conhece alguma criatura bizarra das profundezas do oceano. De acordo com os cientistas, a decisão de batizar o invertebrado de Antartic Strawberry Feathered Star tem relação com sua presença na Antártida e o formato emplumado de seus braços que lembram morangos.

CRÉDITOS: McLaughlin, Wilson, Rouse/Invertebrate Systematics

Os 20 braços se projetam a partir do corpo central do animal marinho. Apesar de ser uma espécie de estrela, os braços funcionam de forma semelhante ao que vemos em águas-vivas e lulas. Por enquanto, os cientistas afirmam ser muito cedo para entender com maior precisão a fisiologia do animal, sendo necessário mais espécimes e amostras de DNA para estudar. Como podemos perceber, o fundo do oceano reserva diversos mistérios ainda desconhecidos da humanidade.

Projetos como o Censo dos Oceanos buscam investimentos e o desenvolvimento de tecnologias para melhor investigar a vida marinha. Com o avanço das pesquisas, cada vez mais conhecemos todas as criaturas marinhas escondidas nas profundezas das águas.

Fonte: BGR