Índice do Artigo

Colônia espacial

NASA quer construir casas na Lua até 2040

Projeto que usa impressão 3D será testado a partir do ano que vem para criar imóveis usando o próprio solo lunar.

NASA quer construir casas na Lua até 2040
Créditos: Divulgação/ICON

A NASA ainda está um pouco distante de voltar a fazer missões tripuladas para a Lua, mas já está pensando no passo seguinte: tecnologias para que os astronautas sejam capazes de “morar” no satélite natural, em vez de voltar ao módulo depois de missões e ter que retornar ao planeta Terra eventualmente.

Segundo uma reportagem do jornal The New York Times, a expectativa da agência espacial dos Estados Unidos é que isso seja possível daqui a 17 anos, mais precisamente a partir de 2040.

Literalmente no mundo da Lua

O plano se chama Project Olympus e não envolve colocar estruturas inteiras em um foguete para Lua, mas fazer tudo do zero no satélite natural. Impressoras 3D seriam as responsáveis por montar as estruturas, utilizado até mesmo materiais do próprio local como uma espécie de “concreto” formado por rochas e outros minerais.

Para isso, a NASA estabeleceu no ano passado uma parceria com a ICON, uma empresa dos EUA especializada em construção de pequenas residências usando impressão 3D. Ela recebeu um investimento da agência para melhorar os próprios sistemas, ajudando a idealizar o método de construção usando solo lunar.

A impressão 3D de casas seria mais econômica e prática do que levar materiais na viagem.
(Fonte da imagem: Divulgação/ICON)

O consultor sênior de ciência e tecnologia Raymond Clinton Jr, que trabalha em um centro espacial da NASA no estado do Alabama, é o idealizador do projeto há anos, mas só agora acredita que ele está perto de sair do papel.

Em fevereiro de 2024, a ICON vai até o Marshall Space Flight Center para fazer alguns testes práticos para trabalhar com condições que ela deve encontrar no espaço, como níveis de radiação e uma gravidade bem diferente. Por enquanto, apenas algumas imagens conceituais existem do projeto, ainda em fases bem iniciais de desenvolvimento.

Residências na Lua possibilitam missões mais longas e, no futuro, a colonização.
(Fonte da imagem: Divulgação/ICON)

Além da casa em si, a NASA já trabalha no desenvolvimento de “móveis espaciais” e até protótipos de design de interiores para ao menos acomodar melhor os astronautas, que poderão ficar mais tempo na Lua para a realização de pesquisas ou construir ainda mais estruturas.

A missão Artemis 2, que é a próxima missão tripulada para a Lua, está marcada para algum momento ainda não especificado de 2024. A Artemis I, de 2022, era o teste dos equipamentos do programa espacial, incluindo a cápsula Orion.

Fonte: The New York Times