Índice do Artigo

Ciência

Rio Grande do Norte firma parceria com empresa para estocar vento

Governo do RN fechou parceria com empresa EV Brasil para projeto de armazenamento de energia

Rio Grande do Norte firma parceria com empresa para estocar vento
Créditos: Divulgação/Energy Vault

Durante discurso na ONU, no ano de 2015, a então presidente Dilma Rousseff transformou a frase “estocar vento” em um meme.  Entretanto, a parceria entre o governo do Rio Grande do Norte e a Energy Vault Brasil (EV Brasil) para literalmente estocar vento, trata-se de um projeto inovador com potencial para a região. O projeto de armazenamento verde gravitacional de energia tem a intenção de armazenar energia eólica para ser utilizada posteriormente.

O governo do RN assinou um memorando de entendimento (MoU) com a empresa de origem suíça Energy Vault, com a proposta de encontrar uma forma de armazenar energia eólica. O memorando é um instrumento jurídico, que estabelece o interesse mútuo entre as partes em desenvolver a solução. Portanto, a partir de agora a empresa EV Brasil irá iniciar a construção de um projeto capaz de estocar vento.

João Fernandes, diretor executivo da EV Brasil e representante da Energy Vault, afirma que a ideia é similar a geração de energia solar, que realiza armazenamento para momentos em que não houver sol.

Estamos falando de estocar energia gerada a partir do vento com o objetivo de ter energia disponível para os momentos do dia sem vento. O mesmo vale para a geração de energia solar – Fernandes, diretor executivo da EV Brasil

Estocar vento: De meme para armazenamento gravitacional de energia

Para estocar vento, será utilizado tecnologia de armazenamento verde gravitacional de energia. Blocos de concreto serão instalados no parque eólico do RN, empilhados em torres de até 120 metros de altura. Com a ação do vento, a estrutura funcionará armazenando a potencial gravitacional. Quando for necessário utilizar a energia estocada, os blocos de concreto serão baixados por um cabo de aço acoplado a um gerador.

O movimento irá transformar a energia eólica armazenada em sistemas de energia elétrica. Para visualizar com maior facilidade o funcionamento do projeto, confira o vídeo abaixo de uma torre instalada em Arbedo-Castione, na Suíça, que aparentemente ainda não está em funcionamento.

YouTube video

Pelo o que é possível perceber a partir do vídeo de divulgação, os blocos de concreto seriam instalados nas pontas, e as bordas da torre girariam com a ação do vento. Entretanto, é importante ressaltar que, até o momento, não há garantias da viabilidade do projeto.

Via: Uol