Índice do Artigo

IA Espacial

Astrônomos criam inteligência artificial capaz de detectar e confirmar Supernovas

Pesquisadores da Northwestern University criaram inteligência artificial que identificou com sucesso uma Supernova

IA Supernova no espaço
Créditos: Pexels/Reprodução

Pesquisadores da Northwestern University, em Illinoius, nos Estados Unidos, criaram modelo de inteligência artificial capaz de detectar e confirmar Supernovas. A IA foi capaz de vascular um conjunto gigantesco de dados e sozinha detectou, confirmou, classificou e anunciou a descoberta da Supernova SN2023tyk. Chamada de Bright Transient Survey Bot (BTSbot), a ferramenta é capaz de lidar com todo o processo de forma autônoma.

Um Supernova é fênomeno que simboliza o fim da vida de uma estrela – momento em que ela é consumida por uma enorme explosão. De acordo com o estudo publicado na página da Northwestern University, usualmente astrônomos passam milhares de horas, em períodos que levam anos até conseguir confirmar uma nova Supernova. Além disso, a inteligência artificial BTSbot, astrônomos ao redor do mundo poderão acelerar o processo de investigação espacial.

Campeão Olímpico faz foto incrível durante eclipse solar

CRÉDITOS: Pexels/Divulgação

Inteligência artificial BTSbot classifica nova Supernova

O BTSbot foi treinado em 1,4 milhão de imagens de 16 mil fontes diferentes. Com alta capacidade de processamento, a inteligência artificial descobriu e classificou a SN2023tyk. “Remover os humanos da equação proporciona mais tempo para a equipe de investigação analisar observações e desenvolver novas hipóteses para explicar a origem das explosões cósmicas que observamos”, comentou Adam Miller, principal autor do estudo.

De acordo com as informações do estudo, os astrônomos deixaram o BTSbot analisar a base de dados do observatório ZTF (Zwicky Transient Facility). O observatório identificou um flash brilhante no dia 03 de outubro de 2023 e já no dia 05 o BTSbot classificou a nova Supernova. Ou seja, em apenas 2 dias a inteligência artificial conseguiu realizar um processo que poderia levar anos até sua conclusão. Os pesquisadores responsáveis pelo projeto estão confiantes que a IA pode auxiliar os cientistas na investigação dos mistérios do espaço.

Fonte: Extreme Tech