Índice do Artigo

Visível na região Norte

Brasil terá eclipse lunar neste sábado; veja horário e como observar

De acordo com informações do Observatório Nacional, o elipse lunar parcial poderá ser observado nas regiões Norte e Nordeste do país

eclipse lunar no próximo sábado
Créditos: Pexels

Durante o próximo sábado, dia 28 de outubro, o Brasil vai presenciar um eclipse lunar parcial. O evento astronômico poderá ser visualizado nas regiões Norte e Nordeste do país. O Observatório Nacional vai realizar a transmissão ao vivo do eclipse, com previsão de início às 16h38 (Horário de Brasília).

O calendário astronômico de outubro foi repleto de momentos incríveis, incluindo eclipse solar histórico. No final de outubro teremos o eclipse lunar parcial para fechar o mês com chave de ouro. Residentes de Minas Gerais, Bahhia, Maranhão e Piauí, poderão ver o eclipse com maior intensidade.

Já nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, o eclipse parcial será de apenas 6%, de acordo com Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional. Infelizmente, residentes dos demais estados precisarão acompanhar o belo fenômeno em formato online. Além disso, a boa visualização da Lua está sujeita às alterações climáticas.

CRÉDITOS: Eclipse Lunar

Eclipse Lunar acontece no dia 28 de outubro

De acordo com informações oficiais, o eclipse lunar está previsto para iniciar às 16h38 (horário de Brasília). Além disso, diferente do eclipse solar, o evento do próximo sábado não oferece riscos à visão e pode ser observado sem qualquer precaução. “Podemos olhar diretamente para a Lua e pelo tempo que quisermos“, informou Josina.

Brasileiros que não moram nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também poderão acompanhar o eclipse através do canal do YouTube do Observatório nacional. Qualquer pessoa pode acompanhar a transmissão ao vivo, gratuitamente. De acordo com informações do observatório, a transmissão ‘O céu em sua casa: observação remota’ começa a partir das 15h (horário de Brasília).

Mesmo não sendo um eclipse lunar total, o dia 28 de outubro reserva uma ótima oportunidade de visualização do espaço. Se você tem interesse nesse tipo de fenômeno, não perca a chance de observar a Lua.

Fonte: Estadão