Índice do Artigo

Evento Astronômico

Eclipse solar: quando acontece e como ver no Brasil

Eclipse solar será visível em todo o Brasil com maior intensidade no norte e nordeste. Evento astronômico acontece no dia 14 de outubro

Eclipse solar no brasil
Créditos: Pexels/Reprodução

Para quem curte observar o espaço, o mês de outubro deste ano vai trazer um grande evento astronômico. No dia 14 de outubro, brasileiros poderão acompanhar um eclipse solar. O fenômeno acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol e brasileiros poderão visualizar o eclipse em todas as regiões do Brasil, com maior intensidade no Norte e Nordeste.

De acordo com informações do Observatório Nacional, instituto de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o eclipse solar acontece em todo o Brasil, a partir das 15h (horário de Brasília). O evento vai durar cerca de 3 horas, indo até às 18h. A Agência Espacial Americana (NASA) divulgou uma imagem que mostra a intensidade do eclipse solar em diferentes regiões do Brasil.

Confira o calendário astronômico de Outubro de 2023

CRÉDITOS: NASA

Eclipse solar no dia 14 de outubro

O Eclipse solar vai acontecer no dia 14 de outubro e quem mora no Brasil terá a chance de observar o fenômeno. Segundo informações da NASA, o ‘anel de fogo’ poderá ser visto primeiro nos Estados Unidos, durante as primeiras horas da manhã. Conforme Terra e Lua continuam suas movimentações, o fenômeno vai passar pelo México, América Central, Venezuela, Colombia até chegar ao Brasil.

Segundo informações do Observatório Nacional, brasileiros poderão acompanhar uma transmissão ao vivo do eclipse solar. Com início às 11h30 (horário de Brasília) do dia 14 de outubro, você pode acompanhar o evento no canal do YouTube do Observatório. Caso as condições climáticas da sua região não estejam favoráveis, ou você seja residente da região sul do país, a transmissão ao vivo é uma ótima oportunidade para acompanhar o eclipse. Além disso, quem perder a oportunidade vai precisar aguardar até o dia 02 de outubro de 2024 para acompanhar o eclipse solar novamente.

Fonte: NASA