Índice do Artigo

Igual ao ChatGPT

Google começa a testar criação de imagens por texto dentro do buscador

Recurso experimental gera quatro ilustrações e pode ser usado também para criar textos em tons diferentes.

Google começa a testar criação de imagens por texto dentro do buscador
Créditos: Divulgação/Google

A Google iniciou experimentos com uma versão de testes do seu buscador que permitirá a qualquer usuário criar imagens usando uma inteligência artificial (IA) generativa.

A novidade foi incorporada no Search Generative Experience, ou SGE, uma versão do mecanismo de pesquisas que é restrito a usuários que participam do programa de testes Search Labs.

O mecanismo lembra em funcionamento outras IAs generativas que funcionam a partir de comandos de texto, como o ChatGPT e o Bing Chat. De acordo com o material divulgado pela empresa, basta começar o pedido com “Desenhe…” e fazer a descrição do conteúdo desejado.

A search for “draw an image of a capybara wearing a chefs hat and cooking breakfast” leads to four generated images, all depicting a capybara in a chefs hat cooking different types of breakfast foods like bacon and eggs.
Fonte da imagem: Divulgação/Google

O GIF animado acima mostra bem como o processo funciona, ao pedir fotos de uma capivara usando um chapéu de chef de cozinha e fazendo café-da-manhã.

São geradas quatro imagens artificialmente pela busca da Google e você pode clicar em qualquer uma para ver o resultado ampliado, salvar, editar ou modificar a descrição do texto.

O futuro da busca do Google em IA

O trabalho de geração gráfica nesse novo recurso da pesquisa é feito pela Imagen, uma família de modelos de linguagem de IA mantida pela própria Google.

De acordo com a Google, o mecanismo possui travas que impedem a criação de conteúdos ilegais ou potencialmente ofensivos. Além disso, cada ilustração original conta com metadados salvos que entregam que ela foi gerada por IA. A companhia é uma das frentes que trabalha na criação de uma marca d’água para identificar esse tipo de edição.

Para além de imagens, o SGE também já pode resumir textos ou gerar rascunhos de um conteúdo que você deseja exportar para outro programas — como enviar por email, por exemplo.

Ao trabalhar com algo escrito, você pode pedir para a IA deixar um texto mais curto, longo, formal ou casual, por exemplo, se adequando ao formato ou ao destinatário.

Por enquanto, a geração de imagens pela busca do Google será restrita a um grupo seleto de usuários que faz parte do programa de testes da empresa nos Estados Unidos e que usa a plataforma em inglês. Não há qualquer previsão de disponibilidade do serviço para toda a comunidade.

Fonte: Google