A paginação de trabalhos acadêmicos é normalmente uma das últimas etapas depois do desenvolvimento de um texto. Entretanto, ela é muito importante para ajudar na construção do sumário, além de ser levada em conta nas avaliações por seguir um padrão da ABNT sobre formato, posicionamento e onde começa a numeração no documento.
No Google Docs, que é o editor online de textos da empresa que funciona como parte do Google Drive, é possível realizar essa paginação da forma correta, seguindo as normas técnicas. Com poucos passos e alterações mínimas no arquivo, você consegue inserir os números no padrão acadêmico ou escolar e também iniciar a contagem e a visibilidade das páginas do ponto em que desejar.
Como fazer paginação ABNT no Google Docs pelo PC
1. Abra o documento que terá a paginação adicionada. Vá em “Formatar” no menu superior e acesse a opção “Números de página”.
2. Na janela de configurações que salta na tela, clique em “Cabeçalho” e vá direto em “Aplicar”.
Nesse momento, o mais importante é acertar o visual e o posicionamento do número: a ABNT exige a paginação no cabeçalho, com espaçamento para a direita a 2 centímetros da margem e com tamanho 10. A fonte é a mesma adotada no texto, normalmente Arial ou Times New Roman.
3. Caso você precise ajustar isso, selecione o número em qualquer página e altere o tamanho, a fonte ou o espaçamento pelos ícones do próprio Google Docs. A alteração é aplicada em todos os cabeçalhos automaticamente.
4. Agora, é preciso estabelecer a partir de que momento a paginação começa a contar e, principalmente, quando a numeração passa a ser exibida. No padrão ABNT, a contagem parte da folha de rosto e nunca da capa. Porém, a visibilidade do número só começa na Introdução. Isso sigifica que elementos pré-textuais, como Dedicatória, Sumário, Lista de Tabelas e Epígrafe, por exemplo, contam sem ter o número escrito no canto superior direito.
Por isso, “encoste” o conteúdo da última página que você não quer numerar (normalmente, o final do sumário) com o próximo conteúdo (que provavelmente é o início da Introdução).
5. Vá em “Inserir”, selecione o item “Quebra” e clique em “Quebra de seção (próxima página)”. O conteúdo será jogado para a próxima página.
Ao fazer a quebra de seção, você separou o documento em dois sem fazer alterações no conteúdo. Isso significa que é possível paginá-lo só a partir da segunda e nova metade.
6. Para começar essa etapa, clique duas vezes no topo da primeira página a ser paginada (o início da Introdução) para abrir o cabeçalho. Desmarque a opção “Vincular à seção anterior”. Isso significa que a seção 2 agora é totalmente independente da anterior.
7. Volte para o menu “Inserir” e a opção “Número de página”. Lá, escolha o primeiro modelo sugerido (com a paginação no topo e alinhado à direita).
8. Na página em que a seção 2 começa, dê um duplo clique no topo para abrir o cabeçalho. Vá em “Opções” e depois em “Números de página”.
No item “Aplicar”, troque a opção que estiver selecionada para “Nesta seção em diante”. Já no campo “Numeração” é você deve selecionar o item “Iniciar em”. No campo de texto, digite o número que você deseja ter como a primeira visível — lembrando das orientações sobre não contar a capa. Se um trabalho tem cinco folhas antes da Introdução, por exemplo, a primeira numerada (Introdução) será a sexta folha, mas com o número 5, que é a quantidade de páginas totais menos a capa.
9. Volte para as primeiras páginas do documento, que pertencem à seção 1. Note como eles ainda estão paginados, mas você pode abrir o cabeçalho e apagar os números sem afetar o que foi configurado nos passos anteriores.
Pronto! Agora a paginação começa do local que você definiu e a partir de um número calculado por você com base nos elementos da ABNT.
Numerar páginas no Google Docs para celular
A numeração básica de páginas de um arquivo pode ser feita também pela versão mobile do Google Docs, tanto na versão para Android quanto no iOS.
1. Abra o documento e toque no ícone em forma de lápis para editá-lo.
2. Selecione o botão em forma de positivo (“+”), vá até a opção “Número da página”.
3. Na nova tela, selecione o padrão desejado. O primeiro é a numeração completa, desde a primeira folha, enquanto o segundo deixa de lado a capa, mas já começa a exibir os números a partir da próxima página.
Ou seja, apesar de ser possível fazer a numeração de páginas no modelo ABNT dentro do aplicativo do Google Docs para celular, o ideal é que você utilize a versão desktop ou web da plataforma para fazer essa configuração. Nos dispositivos móveis, as opções de formatação são mais limitadas e não oferecem tanta personalização quando no computador.
- Categorias
- Tags