O Google não mede esforços para diminuir o tamanho das coisas na internet e tornar tudo mais fácil de ser carregado, e a mais nova iniciativa da empresa, o algoritmo Guetzli, promete diminuir o tamanho dos arquivos JPEG em 35%, um grande avanço para tornar a web menos pesada.
O Guetzli é um algoritmo de código aberto, disponível no GitHub, e funciona de forma parecida com o Zopfli, outro conjunto de códigos do Google que diminui o tamanho de arquivos PNG sem a necessidade de criar um novo formato, como acontece com o padrão WebP.
A imagem acima mostra como a tecnologia funciona: à esquerda, temos uma imagem ampliada do olho de um gato e, em seguida, o trabalho feito pelo decodificador libjpeg e, na direita, os resultados obtidos pelo Guetzli. O algortimo do Google diminui o tamanho da imagem, mas busca manter a qualidade visual distribuindo melhor os borrões e a pixelização da comporessão.
Para obter essa diminuição de tamanho e manter a qualidade, o Guetzli trabalha na fase de quantização da compressão da imagem, onde a qualidade visual e o tamanho do arquivos são equilibrados. Basicamente, em relação a outros decodificadores como o libjpeg, o novo código do Google faz esse equilíbrio de forma mais otimizada, o que demanda mais tempo para a compactação acontecer, o que pode ser considerado um ponto negativo.
O Guetzli foi desenvolvido tendo como base o sistema psicovisual humano. Algumas das informações visuais presentes na imagem possuem as mesmas características e podem ser facilmente descartadas. No caso do algorítmo do Google, ele busca essa redundância em um nível aprofundado. Saiba mais sobre a pesquisa no Blog do Google.
- Categorias
- Tags