O Google e a Jigsaw, duas empresas pertencentes a Alphabet, lançaram nesta semana o Perspective, um programa que pretende diminuir a atuação de trolls e comentários abusivos na internet usando Machine Learning.
O software está sendo testado por veículos de mídica como New York Times, The Guardian e The Economist, e utiliza as denúncias de comentários considerados abusivos pelos usuários para “aprender” a eliminar trolls automaticamente.
Google Play Music ganha interface com Machine Learning
O aprendizado automático é feito por um algoritmo chamado TensorFlow, responsável por identificar os comentários abusivos com base nos reports dos usuários.
Segundo Jared Cohen, presidente da Jigsaw, o Perspective visa otimizar o tempo de moderação dos comentários, já que o trabalho que demandaria uma equipe pode ser feito apenas com o TensorFlow.
“Os veículos de comunicação querem encorajar o engajamento e a discussão em torno de seu conteúdo, mas identificar em meio a milhares de comentários aqueles que são ofensivos ou abusivos requer muito dinheiro, trabalho e tempo”
Além disso, o objetivo do projeto também é incentivar que os sites não desativem os comentários e gerem discussões entre usuários, tornando a internet um lugar mais amigável. “Muitos sites bloquearam a função de uma vez por todas. Mas eles nos dizem que essa não é a solução que eles querem. Achamos que a tecnologia pode ajudar”, comentou Cohen para a Reuters.
- Categorias
- Tags