Índice do Artigo

Vai mudar

Google Podcasts vai acabar em 2024, trocado pelo YouTube Music

Investimentos em app de streaming ligado ao YouTube vão aumentar; sistema de migração está de feeds está em desenvolvimento.

Google Podcasts vai acabar em 2024, trocado pelo YouTube Music
Créditos: Divulgação/Google

O aplicativo oficial da Google para podcasts vai mudar no ano que vem, com um serviço sendo encerrado e outro ganhando o seu lugar.

De acordo com uma publicação no blog oficial do YouTube, a plataforma Google Podcasts será descontinuada em 2024, sem um período mais específico detalhado pela empresa para que usuários tenham “bastante tempo para fazer essa transição”.

O serviço foi lançado oficialmente em 2018 para Android, sendo disponibilizado de graça na Google Play Store e não acompanhando novos smartphones como um app pré-instalado, assim como outras ferramentas do ecossistema da empresa. Ele alcançou a marca de 500 milhões de downloads em março de 2023.

Quem entra no lugar?

No lugar de um app em separado, a Google vai focar no desenvolvimento da seção de podcasts do YouTube Music, que é a plataforma de streaming de áudio da companhia. O serviço pode ser usado de graça de forma limitada, mas tem uma assinatura própria ou pode ser usado como parte dos benefícios do YouTube Premium.

O Music começou a adicionar espaço para esses programas a partir do início de 2023, sem que todas as regiões já tenham acesso ao formato.

Fonte da imagem: Divulgação/Google

A ideia da empresa é “construir um produto melhor e um destino único que recompense criadores e artistas e ofereça aos fãs a melhor experiência com podcasts”, adicionando recursos como downloads para ouvir offline, reprodução em segundo plano no celular e alternar entre programas de áudio e vídeo rapidamente.

Para justificar a escolha, a empresa ainda ressalta uma pesquisa da Offerwise que afirma que 69% dos entrevistados no país​ usam o YouTube como principal plataforma de podcast ou videocast.

Enquanto aumenta o investimento na plataforma, a empresa também vai disponibilizar uma forma de migração de assinaturas e adição de feeds RSS de programas (mesmo aqueles não presentes no YouTube) para que usuários do Google Podcasts façam a transição de plataforma de uma forma mais suave — e não optem por um concorrente, como o Spotify, o Deezer ou o Apple Podcasts, por exemplo.

Nos próximos meses, nada deve mudar para quem ainda usa o Google Podcasts ou o YouTube Music e novidades serão reveladas pela empresa na medida em que a data do fim do aplicativo se aproxima.

Fonte: YouTube Official Blog