O próximo Chromecast, dispositivo da Google que faz streaming de conteúdo audiovisual para televisores que não são inteligentes, deve ter capacidades mais avançadas de transmissão.
Isso porque a fabricante Amlogic, que é a atual responsável pelos processadores do acessório já há algum tempo, apresentou um novo design de chip que possivelmente integrará a próxima geração do aparelho da Google.
O processador em questão é o S905X5, revelado durante a conferência IBC 2023 e construído a partir de uma arquitetura de 6 nm (nanômetros). Especificações técnicas mais detalhadas não foram reveladas por enquanto, mas a promessa é de que ele garanta 50% de economia de energia em relação à geração anterior mantendo o mesmo desempenho dos chips da linha X3.
Chromecast com HDMI 2.1?
A maior novidade, entretanto, é que o protótipo de TV Box exibido pela marca Sei Robotics traz o padrão HDMI 2.1 de conectividade. Esse padrão — que na verdade é o antigo HDMI 2.0 — capacita os equipamentos a receberem maior fluxo de informações e tecnologias novas.
Além disso, ele será compatível com a tecnologia Variable Refresh Rate (VRR), ou taxa de atualização variável. Esse recurso garante que telas ajustem a frequência de exibição de quadros em tempo real de acordo com o conteúdo, tornando o dispositivo ainda mais otimizado para games, por exemplo.
Dispositivos com o mesmo sistema operacional do Chromecast também podem funcionar a partir de chips das fabricantes MediaTek ou Realtek, mas a parceria entre Amlogic e Google deve ser mantida.
Não há uma previsão no momento para o anúncio de um novo Chromecast por parte da Google. O modelo mais recente, chamado de Chromecast com Google TV 4K, tem controle remoto personalizado e pode ser usado via comandos de voz do Google Assistente.
Com sistema operacional Google TV e suporte para “centenas” de aplicativos, ele é vendido na Amazon do Brasil somente na cor branca por R$ 548.
Fonte: What Hi-Fi
- Categorias
- Tags