Índice do Artigo

Maior desempenho e mais privacidade

Celulares com Snapdragon terão IA da Meta direto nos chips

Novidade promete um desempenho aprimorado no modelo de IA da gigante das redes sociais

Chipset Qualcomm Snapdragon para celular e PCs
Créditos: Divulgação Qualcomm

A Qualcomm revelou que seus próximos chipsets Snapdragon para celulares e PCs vão contar com otimização e execução do modelo de inteligência artificial Llama 3, da Meta. A novidade foi anunciada por ambas as empresas e promete oferecer uma “capacidade de resposta superior, maior privacidade, maior confiabilidade” com um uso mais personalizado pelo usuário.

Chipset Snapdragon com Llama 3

Como destacado pelo PhoneArena, o modelo Llama 3 está alimentando a Meta IA. Que é usada em diversos serviços, como WhatsApp, Facebook, Instagram e outros no mundo todo. Isso significa que os celulares com chipsets Snapdragon vão ter vantagem em recursos de IA nessas redes sociais e serviços.

Conheça o modelo de IA Llama 3 da Meta

Nossa liderança de IA no dispositivo, juntamente com nosso vasto alcance em vários aparelhos de ponta, nos posiciona para expandir os benefícios do ecossistema Llama em todo o mundo e permitir que clientes, parceiros e desenvolvedores criem uma nova geração de experiências inovadoras de IA.”

Afirmou o vice-presidente sênior e gerente geral de tecnologia, planejamento e soluções de ponta da Qualcomm, Durga Malladi

Com a integração do modelo Llama 3 nos chipsets, as empresas promete maximizar o desempenho de IAs com os chips. Com os desenvolvedores para celular e PC tendo acesso a “recursos e ferramentas para executar o Llama 3 de maneira ideal nas plataformas Snapdragon”.

As novidades em desenvolvimento para chipsets Snapdragon de celular e PC vão estar disponíveis através do Qualcomm AI Hub. A plataforma já conta com cerca de 100 modelos otimizados e promete reduzir o tempo de implementação de recursos de IA nos apps.

Chipsets Snapdragon com suporte para Llama 3
Divulgação Qualcomm

A corrida das gigantes da tecnologia na compra de startups de IA

Processadores vão suportar cada vez mais IAs

Os recursos de IA impulsionados pelo Llama 3 vão operar através da NPU dos chipsets Snapdragons. As NPUs, também conhecidas como Unidade de Processamento Neural ou aceleradores de IA, são núcleos próprios focados em realizar tarefas de inteligência artificial.

Como relatado recentemente pelo Canalys, esse tipo de núcleo está se tornando cada vez mais comum. Em celulares, os NPUs são equipadas em chips Snapdragon, Dimensity e Apple Bionic faz anos, mas aos poucos essa novidade também está chegando nos computadores.

Espera-se que cerca de 20% dos chipsets em PCs com Windows em 2024 tenham NPUs. Mas a estimativa é que esses núcleos se tornem ainda mais comum nos próximos anos, alcançando cerca de 170 milhões de computadores até 2027.

Fonte: Qualcomm Via: PhoneArena