Índice do Artigo

Deu ruim 😬

Mais de 500 funcionários da OpenAI ameaçam pedir demissão coletiva após saída do CEO

ChatGPT pode perder toda a sua operação para a Microsoft

Mais de 500 funcionários da OpenAI ameaçam pedir demissão coletiva após saída do CEO
Créditos: Sam Altman/Business Insider

Mais de 500 funcionários da OpenAI pretendem pedir demissão coletiva após saída de Sam Altman, ex-CEO da empresa.

A OpenAI é a criadora da maior ferramenta de inteligência artificial do último ano, o ChatGPT. Apesar do sucesso e a revolução que ela causou em todo o segmento de tecnologia, nos últimos dias uma crise interna, entre o conselho da empresa e seu CEO, desencadeou mudanças que podem abalar o futuro da empresa.

Demissão coletiva de funcionários da OpenAI

Uma sucessão de movimentos foram feitos na última semana pela gestão da OpenAI. A dispensa do CEO da empresa foi o pontapé inicial para o que pode vir a ser um grande golpe que prejudicará o futuro da empresa. Essa é uma escalada muito rápida para uma empresa que lançou seu produto, o ChatGPT, em novembro de 2022 e, após um crescimento meteórico, um ano depois, encontra um obstáculo que pode deixá-la em apuros.

O conselho da empresa resolveu dispensar Altman, por acreditar que ele não teria condições de conduzir a OpenAI para seu ápice. Mas, ao que parece, os funcionários da empresa não concordam com essa opinião. 

Nesta segunda-feira (20) através de uma carta direcionada ao conselho, mais de 500 funcionários se comprometeram a pedir demissão caso o desligamento de Altman não seja revertido. Mas, os acontecimentos que sucederam após a saída do ex-CEO, foram bem rápidos. A Microsoft já garantiu que Altman ocupará uma posição de liderança em um novo projeto de IA dentro da empresa e ao saber das intenções dos funcionários, a Microsoft “garantiu que há vagas para todos os funcionários da OpenAI nesta nova subsidiária, caso decidam ingressar”, segundo relato da jornalista Kara Swisher.

Hoje, a OpenAI conta com uma operação com cerca de 700 funcionários e, embora na primeira carta ao conselho houvessem 500 assinaturas, de acordo com uma postagem de uma das funcionárias da empresa, esse número já aumentou e pode chegar a mais de 700.

Assim que Altman foi convidado a se retirar e logo após contratado pela Microsoft, o conselho da OpenAI anunciou como CEO interino, Emmet Shear, cofundador da Twitch. Ele deve ocupar a posição que pertencia a Mira Murati, que foi nomeada CEO interina da OpenAI após a demissão de Altman na sexta-feira.

Caso tudo o que foi dito se concretize, com a Microsoft dando abrigo para todos esses funcionários, toda a operação da OpenAI irá para a empresa do Windows, esvaziando a criadora do ChatGPT. Seria um acontecimento bem grande para o momento, principalmente levando em consideração que a OpenAI estava liderando mercado e sua expansão era certa. Como ficará o futuro da empresa? Bem, acredito que logo saberemos. Fiquem ligados no Mundo Conectado para mais novidades.

VIA: The Verge