Desde que ferramentas de IA generativa tornaram-se populares na internet, milhares de pessoas utilizam os programas para criar imagens com inteligência artificial. Dados recentes, publicados pelo portal Every Pixel, indicam que mais de 15 bilhões de imagens foram geradas, em apenas um ano. Esse número é, em tese, superior ao número de fotografias registradas nos primeiros 150 anos desde o surgimento da fotografia.
Em 1826 Joseph Nicephore registrou a primeira imagem da história da humanidade. Ou seja, em apenas um ano, as IAs criaram mais imagens do que as pessoas registraram entre os anos de 1826 e 1976. Se continuar nesse ritmo, levará apenas alguns anos até termos mais imagens criadas por IA do que capturadas por máquinas fotográficas e smartphones. Com os avanços tecnológicos da IA, o estudo do Every Pixel nos faz pensar sobre como daqui alguns anos a inteligência artificial trará mudanças importantes no mundo da arte, principalmente quando falamos sobre criatividade, direitos proprietários e trabalho.
Criar imagem com IA é rápido
Apesar das câmeras dos smartphones terem facilitado de forma expressiva o registro de fotos. Utilizar IAs para gerar imagens é muito rápido, e simples. De acordo com o estudo, a maioria das imagens utilizam ferramentas como o DALL-E, IA de de conversão de texto em imagens. Dados apontam que, desde o lançamento em abril de 2022, o DALL-E é responsável por produção média diária de 34 milhões de imagens. Isso mesmo. Em média, usuários produzem com o DALL-E 34 milhões de imagens diariamente.
A ferramenta Adobe Firefly já é responsável pela criação de 1 bilhão de imagens, revelando o potencial das ferramentas. Pelo visto, diversos usuários ao redor do mundo estão encantados com os diferentes usos da inteligência artificial. Para analisarmos o contexto, se compararmos os 15 bilhões de imagens geradas em um ano, o número é correspondente a um terço de todas as imagens carregadas no Instagram, aplicativo lançado em 2010.
Se levarmos em consideração que o segmento da IA apresenta alto potencial de crescimento, esse número pode extrapolar de forma exponencial nos próximos anos. De qualquer forma, é um pouco cedo para afirmarmos como as ferramentas irão impactar as diferentes formas de expressão artística. Só podemos ter certeza que os próximos anos nos reservam grandes mudanças.
Fonte: DiY Photography
- Categorias
- Tags