De acordo com informações de portais internacionais, a Microsoft e OpenAI desenvolvem GPU própria. Segundo os relatos, cada empresa trabalha em solução proprietária de GPUs aceleradas por IAs. Do lado da Microsoft, os rumores apontam que a empresa trabalha em chipset IA para acelerar GPUs e deve revelar o produto em novembro de 2023. Já a OpenAI também trabalha em solução similar, mas não sabemos exatamente quando o anúncio vai acontecer.
Os portais internacional Reuters aponta que o chipset acelerado por IAs para GPUs deve chegar ao mercado para combater a escassez de hardware. Além disso, as novidades da Microsoft e da OpenAI devem enfraquecer a hegemonia da NVIDIA no segmento, com as GPUs H100 e A100. Ressaltamos que se o objetivo é combater a liderança da NVIDIA com as H100 e A100, nós estamos falando de soluções para data centers, com alta capacidade de processamento.
Microsoft trabalha em chipset proprietário
Segundo os rumores, o chipset acelerado por IA da Microsoft possui o codinome Athena. Os rumores apontam que a Big Tech deve apostar em um produto capaz de atingir os mesmos níveis de performance do hardware H100. Além disso, a intenção é reduzir os custos de produção e oferecer um produto que fique abaixo do valor de US$ 30 mil (custo usual de uma H100). A construção de um data center com alta capacidade de processamento, pode ultrapassar valores milionários.
Ao apostar em chips proprietários, tanto a Microsoft quanto a OpenAI estão de olho em reduzir os custos dos data centers. Além disso, caso a performance das soluções seja capaz de competir com as H100 e A100 da NVIDIA, a competição no segmento aumenta e a hegemonia da NVIDIA pode ser questionada. Ainda é cedo para termos certeza da performance dos chipsets acelerados por IAs para GPUs. Porém, se os rumores estiverem corretos, logo a Microsoft vai apresentar sua solução. Por enquanto só nos resta esperar e acompanhar as próximas movimentações do mercado, que com certeza está de olho nesses rumores.
Fonte: TechPowerUp
- Categorias
- Tags