A expansão da Amazon pelo espaço continua. No dia 6 de outubro foram lançados os dois primeiros satélites do Projeto Kuiper a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA).
Chamada de missão Kuiper Protoflight, neste primeiro momento os satélites ajudaram a coletar dados para testes e para validar o design do nosso sistema e o desempenho da rede.
Projeto Kuiper espera espalhar conexão de internet pelo mundo
O lançamento dos dois satélites é o primeiro passo de uma missão que deve avançar no próximo mês, atiçando o desempenho da rede de internet que a Amazon se propôs a criar.
O Projeto Kuiper espera proporcionar acesso confiável à banda larga para bilhões de pessoas ao redor do mundo. Segunda a Amazon, a “fraca conectividade significa acesso limitado a comunicações modernas, educação, serviços de saúde e outros recursos importantes, o que pode criar uma desvantagem econômica para comunidades não servidas e mal servidas de conectividade. Ao mesmo tempo, o Kuiper atenderá residências, empresas, escolas, hospitais e agências governamentais que operam em locais sem uma conexão confiável à internet. O Projeto Kuiper planeja implantar serviços em muitos países ao redor do mundo.”
Com o desenvolvimento iniciado em 2018, o Projeto Kuiper é uma iniciativa de longo prazo. A licença obtida pelo projeto exige que eles operem pelo menos metade da constelação de satélites pretendidos até julho de 2026. A Amazon espera começar a fornecer seus serviços até o final de 2024.
“Há muito trabalho pela frente, mas neste ponto da missão, estou entusiasmado em informar que o KuiperSat-1 e o KuiperSat-2 estão operando nominalmente”, disse Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia do Projeto Kuiper. “Os dois satélites estão estáveis em órbita, captando energia do Sol e comunicando-se através de todas as ligações da Terra ao espaço e do espaço à Terra. Já estamos aprendendo muito com esta missão que ajudará a melhorar ainda mais nossos sistemas de produção, e a equipe deve estar muito orgulhosa deste marco”.
Na próxima fase da missão eles testarão a rede de dados de ponta a ponta. Isso envolve o roteamento de dados da Internet, por meio da rede terrestre integrada à Amazon Web Services (AWS), de uma antena de gateway terrestre até os satélites protótipos e, em seguida, até as antenas do terminal de cliente, em local de teste, bem como enviar dados na outra direção.
Próximos passos da missão do Projeto Kuiper
O Projeto Kuiper planeja iniciar a produção de satélites em Kirkland, Washington, antes do final do ano, em paralelo com a missão Protoflight. Os aprendizados da missão ajudarão a refinar o hardware, o software e a infraestrutura que sustenta o Sistema Kuiper. O primeiro desses satélites de produção está dentro do cronograma, para ser lançado no primeiro semestre de 2024, e a Amazon espera iniciar os testes beta com os primeiros clientes comerciais no segundo semestre de 2024.
“É muito encorajador ver esta rede avançada começar a se unir”, disse Badyal. “Estamos entusiasmados com o progresso que está sendo feito e com a nossa oportunidade de ajudar a conectar comunidades carentes e não atendidas em todo o mundo.”
FONTE: Amazon
- Categorias
- Tags