Índice do Artigo

Medida de segurança

Caixas do iPhone 15 têm marca holográfica para evitar fraudes

Símbolo que só pode ser conferido por lanterna ultravioleta confirma que aparelho é original da Apple.

Caixas do iPhone 15 têm marca holográfica para evitar fraudes
Créditos: Reprodução/Weibo

O início oficial das vendas da linha de celulares iPhone 15 nesta sexta-feira (22) significa que consumidores de várias partes do mundo foram comprar ou começaram a receber os seus aparelhos.

Para além das novidades da geração, como a adoção do USB-C como conector, um usuário da China descobriu um novo e discreto mecanismo de segurança na caixa do dispositivo.

Segundo o clipe, que foi postado na rede social Weibo e repostado por outra pessoa no X (antigo Twitter), a embalagem do smartphone tem hologramas em ao menos dois pontos diferentes que são visualizados apenas quando a caixa é visualizada usando uma lanterna ultravioleta (ou lanterna UV, também conhecida como “luz negra”).

Segundo o responsável pela publicação, esse é um novo sistema de segurança para que a empresa (e talvez até alguns usuários mais atentos) reconheçam caixas verdadeiras e não sejam enganados por um smartphone falsificado ou outro tipo de conteúdo na caixa, por exemplo.

Adianta alguma coisa?

Esse recurso não foi citado pela Apple na conferência de revelação dos dispositivos, em 12 de setembro, muito provavelmente para evitar que os falsificados se adiantassem em replicar essa holografia em falsificações mais elaboradas.

Até pela agilidade desses grupos e o processo nada comum de usar uma lanterna UV para fazer a verificação, consumidores que adquirirem o iPhone 15 por meios que não são lojas autorizadas ou o próprio site da Apple são aconselhados a analisar a caixa com cuidado, conferir se o número de série é válido no site da empresa e verificar se o IMEI do aparelho bate com o código da embalagem.

Pré-venda do iPhone 15 no Brasil

A linha iPhone 15 é composta por quatro dispositivos: iPhone 15 convencional, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. A dupla “Pro” é que traz mais novidades e diferenciais, como um chassi lateral de titânio, o 5G aprimorado graças a um modem mais moderno e o processador A17 Pro, entre outras exclusividades.

Os aparelhos foram recentemente homologados pela Anatel e a pré-venda começa em 27 de setembro no país — veja aqui os preços dos celulares no Brasil, que novamente tem um dos iPhones mais caros do mundo.

Fonte: 9 to 5 Mac