Índice do Artigo

Mas já?

iPhone 16 Pro deve ter 5G mais rápido, Wi-Fi 7 e nova lente ultra-wide [RUMOR]

Próxima geração de celular mais poderoso da Apple tem espaço para melhorar em conectividade e fotografia.

iPhone 16 Pro deve ter 5G mais rápido, Wi-Fi 7 e nova lente ultra-wide [RUMOR]
Créditos: Divulgação/Apple

A geração de smartphones iPhone 15 chegou faz poucas semanas ao mercado, o que significa que especulações a respeito do que pode melhorar na próxima linha de celulares da Apple também já começam a aparecer.

Os mais recentes rumores sobre os modelos a serem lançados pela empresa em 2025 vieram do analista Jeff Pu. Segundo ele, o iPhone 16 Pro, versão mais poderosa do modelo base do ano que vem, terá algumas adições significativas em termos de conectividade e câmera.

Em termos de internet sem fio, serão duas as alterações em relação ao iPhone 15 Pro. Para começar, o padrão de conexão Wi-Fi 7 já deve ser suportado, o que garante conexões mais rápidas de até 46 Gbps, estáveis e com latência reduzida.

Além disso, o 5G será aprimorado graças a um novo modem da Qualcomm, que expandiu a parceria com a Maçã por mais dois anos enquanto a companhia tenta passar a fazer os próprios componentes nessa área. A novidade aqui é o Snapdragon X75, que garante velocidades de até 7,5 Gbps e tem um novo padrão de conexão 5G Advanced.

O iPhone 16 Pro deve manter os 8 GB de RAM do modelo atual e, em fotografia, ganhar dois elementos que hoje são exclusivo do iPhone 15 Pro Max. Um deles é a lente teleobjetiva com tecnologia tetraprisma, com resolução de 12 MP e garantia de zoom óptico de até 5 vezes, ou seja, sem perder qualidade na ampliação.

A segunda adição é um sensor de 48 MP ultra-wide, para fotografias de grandes grupos de pessoas ou paisagens.

Processadores já em produção

Além dessas especulações, a linha iPhone 16 deve ter como arquitetura de chip a segunda geração do processo de fabricação de 3 nm da TSMC. Ela é considerada mais econômica em termos energéticos e poderosa em performance, além de um pouco mais barata de fabricar que a atual linha, usada no SoC A17 Pro.

De acordo com o jornal DigiTimes, a produção em maior escala desses chips — possivelmente chamados de A18 Pro — já começou em Taiwan e a companhia é prioridade: a TSMC produzirá chips 3 nm exclusivamente para a Apple ao longo do resto de 2023 e teve dificuldades para atender toda a demanda da marca.

Fontes: 9 to 5 Mac, DigiTimes