Índice do Artigo

Mobile (seox)

Samsung: novo Exynos Modem 5300 é mais rápido e mais eficiente energeticamente

Especificações colocam Exynos Modem 5300 semelhante ao Snapdragon X70

Samsung: novo Exynos Modem 5300 é mais rápido e mais eficiente energeticamente
Créditos: Divulgação/Samsung

A Samsung revelou seu mais recente modem 5G, o Exynos Modem 5300. Normalmente, os modems são lançados dentro dos processadores Exynos da empresa, mas como nenhum processador Exynos foi lançado em 2023, espera-se que o novo modem seja usado na próxima geração do chipset Google Tensor, que poderia alimentar o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro.

A Samsung Foundry usou um processo de fabricação EUV de 4nm para criar o Exynos Modem 5300 5G, uma melhoria significativa em relação ao Exynos Modem 5123, que usou um processo de fabricação EUV de 7nm. Com esse processo mais avançado, o Exynos Modem 5300 é muito mais eficiente em termos de energia do que os modems da geração anterior.

Graças à sua tecnologia de processo EUV de 4nm, o Exynos Modem 5300 da Samsung oferece uma eficiência energética aprimorada, prolongando a vida útil da bateria dos dispositivos. Seja para atividades de desenvolvimento ou design, o modem é capaz de maximizar o desempenho e a eficiência para garantir conectividade duradoura.

“Alimente seu dispositivo com velocidades 5G. Projetado para desbloquear a experiência móvel de última geração, o Exynos Modem 5300 permite uma velocidade 5G extremamente rápida de até 10 Gbps, conectividade confiável e bateria de longa duração”, destaca a Samsung na apresentação do equipamento.

Especificações semelhantes ao Snapdragon X70

Com suporte para redes mmWave e sub-6GHz 5G nos modos SA e NSA, o novo chip de telecomunicações da Samsung oferece velocidades de download de até 10 Gbps e velocidades de upload de até 3,87 Gbps. O chip também é compatível com as tecnologias FR1, FR2 e EN-DC, proporcionando uma conectividade avançada e eficiente.

O Exynos Modem 5300 é compatível com o padrão 5G NR Release 16 do 3GPP, que tem como objetivo tornar as redes 5G mais rápidas e eficientes. Em modo LTE, o modem suporta velocidades máximas de download de 3 Gbps e velocidades máximas de upload de 422 Mbps. Ele pode ser conectado a um chipset de outro smartphone por meio de uma conexão PCIe.

O novo modem projetado pela Samsung tem especificações semelhantes ao Snapdragon X70 Modem da Qualcomm, oferecendo velocidades de download de até 10 Gbps e velocidades de upload de até 3,5 Gbps em redes 5G compatíveis. Ainda não se sabe se o novo modem 5G da Samsung suporta Dual-SIM Dual-Active. 

Via: Samsung