Empresa especializada na fabricação de chipsets, a Qualcomm anunciou nesta última semana o lançamento do Snapdragon 7 Gen 3. O chip é um novo processador que tem como objetivo aprimorar e apresentar melhorias significativas em relação aos modelos anteriores, como o Snapdragon 7 Gen 1.
O Snapdragon 7 Gen 3, fabricado no processo de 4nm da TSMC, apresenta uma configuração de CPU 1+3+4. O núcleo principal opera a 2.63GHz, acompanhado por três núcleos de desempenho a 2.4GHz e quatro núcleos de eficiência a 1.8GHz.
A montagem do chipset faz com que a Qualcomm acredite que este dispositivo consiga apresentar um equilíbrio entre desempenho de alta qualidade de eficiência energética. Isso faz dele uma boa opção para smartphones modernos que procuram exatamente essas duas características principais.
Snapdragon 7 Gen 3 dá ainda mais melhorias para dispositivos intermediários
Em termos de desempenho, a Qualcomm afirma que o Snapdragon 7 Gen 3 oferece uma melhoria de 15% na CPU e 50% na GPU em comparação com o Snapdragon 7 Gen 1. Além disso, destaca-se uma economia de energia de 20%, um fator que pode influenciar significativamente a duração da bateria dos dispositivos.
O processador também inclui o Hexagon NPU, que promete um desempenho de IA 60% mais rápido. A GPU Adreno, cujo modelo específico não foi detalhado, oferece mais de 50% de melhoria no render de gráficos para jogos HDR.
Caso o dispositivo consiga entregar tudo que a Qualcomm está esperando, o chipset conseguirá dar uma experiência aprimorada aos usuários. Principalmente quando se fala de jogos e aplicativos que exigem alto processamento gráfico.
No que diz respeito à exibição e câmera, o Snapdragon 7 Gen 3 suporta telas de até 4K a 60Hz ou FHD+ a 168Hz. O chipset também inclui o Qualcomm Spectra ISP, capaz de lidar com módulos de câmera de até 200MP e gravação de vídeo 4K HDR a 60Hz.
Por mais que não sejam características impressionantes para aparelhos topo de linha, ele consegue melhorar consideravelmente a qualidade de imagem e vídeo em dispositivos intermediários.
A conectividade é outro ponto forte do Snapdragon 7 Gen 3. Ele vem equipado com o sistema Snapdragon X63 5G Modem-RF, oferecendo velocidades de download de até 5 Gbps em bandas mmWave e sub-6 GHz. Além disso, o chipset suporta Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3, garantindo uma conexão sem fio rápida e estável.
Os primeiros dispositivos equipados com o Snapdragon 7 Gen 3 devem chegar ao mercado ainda este mês, com a Honor e a Vivo entre as primeiras fabricantes a adotar o novo chipset.
- Categorias
- Tags