Índice do Artigo

CLONES

Empresa Americana lança cópias de drones DJI

Drones Anzu Raptor são cópias idênticas de modelos da linha DJI Mavic 3 Enterprise, porém levando o nome de uma empresa Americana

Anzu Robotics
Créditos: Anzu Robotics

A empresa americana Anzu Robotics vai lançar a linha de drones Raptor usando modelos DJI nos EUA, iniciando com modelos baseados nos drones Mavic 3E e Mavic 3T da linha enterprise, drones destinados ao segmento de segurança, mapeamento e para a área corporativa.

Drones da linha Anzu Raptor são cópias dos drones da linha DJI Mavic 3 enterprise

A Anzu lançou dois drones destinados ao segmento de segurança e corporativo, os modelos Anzu Raptor (Mavic 3E) e Anzu Raptor T (Mavic 3T). Ambos os drones são cópias idênticas dos modelos originais da DJI, porém com cores diferentes e sem nenhuma menção a marca da DJI, tanto externamente como internamente.

Os drones inclusive são fabricados na Malásia e utilizam um software que não foi desenvolvido pela DJI, com o apelo da empresa que lançou ser originária dos Estados Unidos.

Características dos drones Anzu Raptor e Raptor T

Sendo modelos da linha DJI Mavic 3 Enterprise, os drones Anzu Raptor e Raptor T tem como principais características GPS com alta precisão de posicionamento, importante para serviços de mapeamento.

Os drones alcançam até 45 minutos de autonomia de voo, com o modelo Raptor utilizando um sistema de câmera dupla com a principal com sensor de 4/3 polegadas e 20MP, enquanto o modelo Raptor T ainda oferece uma terceira câmera termal.

Baterias com carregamento rápido, zoom digital de longo alcance, LED na parte inferior e sensores de obstáculos em todas as direções também estão entre os diferenciais, assim como todos os modelos da linha Mavic 3.

Características do Anzu Raptor T

Drones chineses fabricados fora da China

Quem acompanha o mundo dos drones e o Mundo Conectado sabe que a DJI vem enfrentando bastante pressão nos Estados Unidos por parte de políticos e alguns órgãos de segurança que acusam a DJI de compartilhar dados dos voos com o governo Chinês, algo que nunca foi confirmado, mesmo após várias pesquisas pelos próprios órgãos acusadores. Temos uma matéria que fala de um possível bloqueio da DJI nos EUA.

A estratégia de liberar o uso de seus drones de forma praticamente idêntica aos originais, mudando marca, cores, softwares e local de fabricação é bastante curiosa. Vale ainda reforçar que a Anzu não é a primeira empresa a fazer isso, outra empresa chamada Specta também adotou a mesma estratégia, mas usando o drone DJI Air 3 através do modelo Specta Air, um clone idêntico sem nenhuma menção a DJI.

O site DroneXL tem uma série de conteúdos com esse modelo. A Amazon americana inclusive vende os drones Specta Air pelo mesmo preço dos drones DJI Air 3.

Outra curiosidade sobre esses drones cópias de modelos da DJI, é que eles utilizam outros softwares de controle. As novas marcas ficam responsáveis pelos softwares, no caso da Specta o app também um clone do DJI Fly, com as mesmas interfaces e funções.

Já os modelos Anzu Raptor utilizam um software diferente do original da DJI, inclusive sem nenhum sistema de envio de dados para a nuvem, que é o grande problema de acordo com os acusadores americanos no que diz respeito a supostos vazamentos de dados para a China.

Como colocado, é uma estratégia curiosa da DJI ao fornecer seus produtos completos sem mencionar absolutamente nada da marca, inclusive nos componentes internos e software. A própria fabricação dos produtos não acontece na China e sim na Malásia, outra situação visando evitar problemas pelas restrições Americanas.

Vamos ver como isso vai evoluir, porque fica fácil provar que se trata de uma cópia.