Índice do Artigo

Risco à saúde

Estado dos EUA processa TikTok por viciar crianças em redes sociais

Comissão diz que app engana público sobre relações com a China e "manipula" usuários em ambiente inseguro.

Estado dos EUA processa TikTok por viciar crianças em redes sociais
Créditos: Pexels/cottonbro studio

O estado norte-americano de Utah abriu um processo judicial contra a rede social TikTok por uma série de acusações, desde laços com a China até uso potencialmente perigoso por crianças.

De acordo com o texto da ação, a plataforma tem “algoritmos altamente poderosos e recursos de design manipuladores” que são capazes de “fisgar” jovens consumidores a partir de mecanismos “similares aos de máquinas caça-níqueis”. Além disso, o TikTok é acusado de dizer que “pode efetivamente manter um ambiente digital seguro para crianças” sem garantias para isso.

Dessa forma, segundo os responsáveis pelo processo, um público mais sugestionável formado por adolescentes e até crianças pode se viciar na plataforma e passar até horas vendo seus conteúdos, abrindo o aplicativo de forma compulsiva ao longo do dia e tendo como consequências efeitos negativos em bem-estar e saúde mental dos usuários.

O que pode acontecer com o TikTok nos EUA?

Além das questões de consumo, a ação reclama que o aplicativo “engana consumidores sobre o seu grau de relacionamento” com a desenvolvedora ByteDance, que é chinesa e já foi acusada de ser um potencial mecanismo de espionagem e coleta de dados de norte-americanos.

O processo nasceu depois de um estudo da Division of Consumer Protection (UDCP), uma autoridade de proteção ao consumidor do estado de Utah. Os promotores pedem o julgamento da ByteDance, além da aplicação de multas por violação da lei estadual e indenizações que podem chegar a US$ 600 mil — cerca de R$ 3 milhões em conversão direta de moeda.

Procurada pela reportagem original da Reuters, a ByteDance ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Essa não é a primeira vez que a empresa é investigada por causa da preferência pelo público jovem e possíveis irregularidades no uso do app por essa faixa etária.

Recentemente, a companhia foi multada na União Europeia por expor dados de usuários e viu o app ser banido do estado norte-americano de Montana. Além disso, um dos candidatos pelo partido Republicado à presidência dos EUA prometeu banir o TikTok caso seja eleito.

Fontes: Reuters, UDCP