Índice do Artigo

Nas mãos do Biden

Lei que pode banir TikTok nos EUA é aprovada no Senado e só falta o presidente assinar

Caso Joe Biden sancione o projeto, ele vai banir o TikTok dos EUA caso a ByteDance não venda a rede social para outra empresa

Banir o TikTok dos EUA
Créditos: CRÉDITOS: Jaap Arriens/NurPhoto/Getty Images

Será este o fim do TikTok nos Estados Unidos? A lei que pode banir o TikTok no país passou votação no Senado, com 79 a favor e apenas 18 contra. Além disso, o projeto também inclui US$ 60 bilhões em auxílio para a Ucrânia e US$ 26 bilhões para Israel.

A estratégia de incluir os investimentos militares para a Ucrânia é uma estratégia interessante, pois cria múltiplas camadas de discussão durante a votação no Senado. A Lei americana que pode banir o TikTok exige que a ByteDance, dona da rede social, se desvincule da plataforma.

Agora, o resultado final está nas mãos de Joe Biden, que precisa sancionar a lei. Além disso, o presidente americano pode aumentar o tempo que a ByteDance possui para vendero TikTok para até um ano – o atual prazo é de 270 dias.

Por outro lado, a vice-presidente afirma que objetivo não é banir o TikTok dos Estados Unidos. De acordo com o governo, o problema é a ByteDance, que supostamente vende os dados dos americanos para o governo da China, sendo uma clara ameaça à segurança nacional.

Banir TikTok
Pixabay/antonbe

Estados Unidos vai banir o TikTok?

Alguns meses atrás dizer que os EUA iriam banir o TikTok, talvez fosse exagero. Agora a possibilidade é real. Enquanto a rede social é altamente popular nos Estados Unidos e acaba de lançar nova versão, a China busca se defender dos ataques e vai recorrer à OMC.

Um precedente de longa data da Suprema Corte protege o direito dos americanos em acessar informações, ideias e mídia do exterior através da Primeira Emenda. Ao banir o TikTok, o projeto de lei violaria esse direito, sem recompensa real“.

Nadine Farid Johnson – diretora do Instituto da Primeira Emenda na Universidade de Columbia
Projeto de Lei que pode banir TikTok dos EUA avança
Freepik/Reprodução

Por enquanto, a decisão de banir o TikTok dos Estados Unidos está nas mãos de Joe Biden. Caso o presidente sancione a Lei, teremos uma nova crise internacional entre os dois países.

Por outro lado, juristas e analistas americanos afirmam que a Primeira Emenda possa “salvar o TikTok”. De acordo com Nadine Farid Johnson, diretora do Instituto da Primeira Emenda na Universidade de Columbia, banir o TikTok fere a constituição.

Um precedente de longa data da Suprema Corte protege o direito dos americanos em acessar informações, ideias e mídia do exterior através da Primeira Emenda. Ao banir o TikTok, o projeto de lei violaria esse direito, sem recompensa real“, comentou Nadine.

Fonte: PhoneArena