O mercado de smartphones segue em baixa globalmente e essa má fase também está afetando os Estados Unidos. Porém, mesmo com queda nas vendas, a sul-coreana Samsung ainda tem motivos para comemorar o desempenho no país.
Essa é uma das conclusões de um novo estudo da Catalys sobre o setor de celulares nos EUA, que só reforça a diferença local entre o mercado de smartphones com Android e o iPhone.
De acordo com o relatório, a Apple segue a líder isolada do mercado norte-americano, concentrando 54% das vendas no segundo trimestre de 2023 — um período anterior ao lançamento da nova geração de aparelhos, o iPhone 15, o que pode fazer o domínio aumentar ainda mais. Ao todo, ela vendeu 14,8 milhões de celulares no período, 20% a menos que no mesmo período do ano anterior.
A vice-liderança é da Samsung, com menos da metade da rival (24%) e 6,6 milhões de aparelhos vendidos, com uma queda de 27% em relação a 2022. Porém, existe um lado positivo nessa notícia: a sul-coreana segue dominando o segmento de Android, comercializando no país mais dispositivos móveis que todas as rivais do mesmo sistema operacional somadas.
Além de ser a líder global, ela também é a marca que mais vende celulares em 95 países.
Sem concorrência?
As demais concorrentes (Motorola, TCL, Google e a soma de todas as outras que não foram citadas nominalmente) chegam juntas a 22% do setor.
Marcas chinesas e de baixo custo que são populares em regiões como o Brasil, a exemplo da Xiaomi, não aparecem no ranking — os Estados Unidos estão em guerra política e comercial com a China há anos e evitam ou reduzem ao máximo a comercialização de equipamentos de telecomunicação do país.
A única empresa a celebrar o estudo é a Google. Apesar de bem distante do pódio, a companhia foi a única que registrou crescimento nas vendas da metade de 2022 para cá, chegando a 1,2 milhão de unidades comercializadas da linha Pixel no último trimestre. De acordo com estudos paralelos da IDC, a Apple é outra que deve se manter em alta e sem ver a diferença para a concorrência encolher.
No geral, o mercado de smartphones deve encolher consideravelmente em 2023, com vendas globais em declínio para níveis abaixo até mesmo de 2019, antes da crise dos processadores e do aumento da demanda pelo início da pandemia da covid-19.
Fonte: Canalys
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