Índice do Artigo

Baseada em RDNA2

CPU intermediário Exynos 1480 da Samsung terá GPU da AMD

Novo chipset da Samsung foi encontrado em teste e contará com o chip gráfico Xclipse 530, que deve ser produzido em RDNA.

SoC Samsung Exynos
Créditos: Divulgação Samsung

Nos últimos anos a Samsung vem trabalhando com a AMD para desenvolver as GPUs dos chipsets Exynos topo de linha. Agora a sul-coreana deve ampliar essa parceria para mais SoCs, com o Exynos 1480 encontrado em um teste com uma GPU desenvolvida na arquitetura RDNA.

Samsung Exynos 1480 com chip gráfico AMD

Como relatado pelo SamMobile, o novo chip da Samsung foi testado hoje (19) no Geekbench e teve algumas especificações reveladas. O processador o SoC possui oito núcleos e opera a até 2.75 GHz.

O destaque do aparelho é a sua GPU Xclipse 530, que é a marca utilizada pela sul-coreana para GPUs baseadas na arquitetura RDNA da AMD. Atualmente a Samsung está desenvolvendo a Xclipse 940 baseada na versão RDNA3 da tecnologia. Mas o Exynos 1480 deverá ser baseado na RDNA2 — a mesma tecnologia utilizada no Exynos 2200 da linha Galaxy S22.

Apesar de ser baseada na mesma arquitetura utilizada na Xclipse 920, o modelo intermediário deverá ser consideravelmente menos potente que essa GPU.

Xclipse 530 no Geekbench
Reprodução SamMobile

Com a GPU baseada na arquitetura da AMD, a Samsung conseguirá oferecer suporte para recursos de placas de vídeo de computadores e consoles para celulares. Mas o SamMobile destaca que, diferente do Exynos 2200, a Xclipse 530 não deverá suportar ray tracing.

Isso porque a tecnologia de traçado de raio exige bastante até mesmo de GPUs topo de linha para computadores.

O SamMobile destaca que no benchmark o Exynos 1480 não foi testado em um celular que será lançado. Isso porque o primeiro modelo que deverá contar com o SoC será o Galaxy A55, que deve ser lançado apenas no segundo trimestre de 2024.

Após o lançamento do A55 a Samsung deverá revelar outros aparelhos com o mesmo chipset.

Fonte: SamMobile