Índice do Artigo

Agora a festa está completa!

Spotify lança Jam, uma playlist colaborativa em tempo real controlada por até 32 pessoas

Nova funcionalidade permite que qualquer pessoa contribua para uma fila compartilhada de músicas em tempo real, com base nas preferências de audição do grupo

Jam do Spotify
Créditos: Divulgação/Spotify

O Spotify lançou nesta terça-feira (26) seu mais novo recurso social, o Jam. A funcionalidade permite que várias pessoas combinem seus próprios gostos musicais em uma playlist compartilhada. No entanto, o novo recurso, foi projetado para audição em tempo real entre um grupo de pessoas – como em uma festa – onde qualquer pessoa pode contribuir para uma fila compartilhada de músicas para tocar em seguida.

Agora, explica o Spotify, em vez de ter uma pessoa no controle da música em uma reunião social, todos podem dar sua opinião. O Jam se baseia na tecnologia usada anteriormente em playlists multiusuários como Blend e Duo Mix.

Um novo Jam só pode ser criado por assinantes do Spotify Premium, mas qualquer usuário do Spotify, gratuito ou pago, pode contribuir. Para começar, toque no ícone do alto-falante na parte inferior da tela ou no menu de três pontos na parte superior e selecione a nova opção “Iniciar um Jam” em qualquer música, álbum ou playlist existente. Você também pode controlar em qual dispositivo deseja tocar as músicas, como seu telefone ou, mais provavelmente, um alto-falante.

Qualquer pessoa que estiver na mesma rede Wi-Fi compartilhada será solicitada a participar do Jam ao abrir seu aplicativo Spotify.

Você também pode convidar usuários diretamente para contribuir com o Jam tocando seus telefones juntos com o Bluetooth ligado, pedindo para um amigo escanear o código QR do Jam do seu telefone ou usando o recurso “compartilhar” para enviar um link pelas redes sociais, iMessage, SMS e mais.

Limite de até 32 pessoas

À medida que as pessoas adicionam à fila compartilhada, você verá perfis ao lado da faixa de quem adicionou a música em questão. Até 32 pessoas podem participar da sessão privada do Jam ao mesmo tempo, disse o Spotify.

Como anfitrião do Jam, você ainda está amplamente no controle da música, por padrão, pois pode determinar quem está no Jam, alterar a ordem das faixas ou remover músicas que não deseja tocar. Mas o Spotify permite que o anfitrião habilite “Controles de convidado” que permitem que todos removam músicas ou alterem a ordem das faixas. Com o tempo, a empresa diz que espera adicionar mais recursos aos Jams, embora não confirme se algum tipo de mecanismo de votação para mover faixas para cima na lista estaria entre eles. (Só podemos esperar!)

Além de ser simplesmente uma fila compartilhada para audição em grupo, o Jam também traz a tecnologia de personalização do Spotify para a mixagem, o que torna o recurso único.

O Jam leva em consideração as preferências de audição de todo o grupo para gerar sugestões com base nos gostos de todos. Esta é a mesma tecnologia que alimenta o Blend – um complemento popular ao aplicativo do Spotify que agora foi usado para criar mais de 45 milhões de playlists personalizadas e combinadas. No total, os usuários do Spotify ouviram mais de 200 milhões de horas em todas as suas playlists colaborativas, com os ouvintes da Geração Z na liderança.

O Spotify nos diz que mesmo que as pessoas do grupo tenham gostos musicais diferentes, a empresa desenvolveu uma tecnologia de recomendação que pode lidar com esse problema. Isso envolve uma variedade de entradas e sinais diferentes, diz a empresa, mas os detalhes fazem parte do molho secreto do Spotify, por assim dizer, e variam de acordo com o usuário e a sessão compartilhada.

Somos capazes de criar ótimas recomendações personalizadas por causa de nossos sistemas dinâmicos que consideram uma ampla variedade de entradas, como o que você está ouvindo, quais músicas está adicionando às suas playlists, como outras pessoas com gostos semelhantes ouvem e muito mais”, explica Bryan Roy, diretor de design do Spotify. “E com o Jam, melhoramos nossas recomendações para permitir uma audição mais em tempo real”, diz ele.

Com o Jam, o Spotify está dando aos usuários mais um motivo para assinar e pagar pelo serviço, apesar de seus recentes aumentos de preços. Por enquanto, a empresa ainda está se saindo bem na frente dos assinantes, tendo relatado 220 milhões de assinantes no segundo trimestre de 2023, um aumento de 17% ano.

Fonte: Spotify