Dolby revelou sua inovação de tecnologia, o Dolby Vision 2. Como resposta, a Samsung confirmou o desenvolvimento do HDR10+ Advanced. Explicamos o que são essas duas novas tecnologias prometer redefinir a experiência de consumir conteúdo na TV.
Mudanças com o Dolby Vision 2
O sistema Dolby Vision 2 é baseado em um novo motor de imagem que aprimora a forma como o conteúdo é processado. A proposta é que a tecnologia adapte a reprodução não só ao material exibido como também ao ambiente e ao dispositivo utilizado.
O recurso central é o Content Intelligence, um conjunto de ferramentas que utiliza inteligência artificial para ajustar a imagem em tempo real. Entre elas estão:
- Precision Black: busca tornar cenas escuras mais nítidas sem alterar a intenção original do cineasta
- Light Sense: combina dados de luz ambiente com informações do próprio conteúdo para definir a melhor apresentação
- Sports e Gaming Optimization: voltado a transmissões esportivas e jogos, com melhorias em movimento e temperatura de cor

A novidade chega dividida em dois níveis: o Dolby Vision 2 Max, voltado para televisores de alto desempenho com funções adicionais (como MiniLED ou OLED topo de linha). E o Dolby Vision 2 padrão, pensado para modelos de mercado mais amplo.
Leia mais:
- Dolby Vision 2 é anunciado com otimização por IA; saiba tudo sobre a nova tecnologia
- HDR10+ Advanced é a resposta da Samsung ao Dolby Vision 2
- Hisense planeja expansão no Brasil, com mais produtos e novo escritório em São Paulo
O novo HDR10+ Advanced
Como resposta ao Dolby Vision 2, a Samsung desenvolveu a HDR10+ Advanced com IA, modo Bright e suporte a 5.000 nits de brilho, para disputar no mercado.
O formato tem lançamento previsto para a linha de televisores da marca em 2026. A marca vai disponbilizar a compatibilidade da nova tecnologia com os modelos de TV do ano de 2025.

Inovações em brilho
A principal inovação técnica apresentada é o modo HDR10+ Bright. Esta funcionalidade utiliza metadados estendidos com o objetivo de processar variações mais detalhadas de cor e luminosidade.
Algoritmos de inteligência artificial serão integrados para suportar mais brilho dinâmico, com previsão de suporte a telas que atingem entre 4000 e 5000 nits de brilho máximo.
Para o mapeamento de tons, um sistema com base em IA irá elevar o nível de precisão. Este avanço permite, de forma mais minunciosa, um gerenciamento do brilho em segmentos específicos da imagem, contribuindo para uma percepção de profundidade aprimorada.
Controle de cores inteligente
O HDR10+ Advanced traz um sistema de controle de cores mais apurado. A tecnologia tem capacidade de reproduzir uma gama cromática mais ampla e realista, fundamentada nos metadados fornecidos pelos estúdios de produção.
O controle de cores também utilizará um mecanismo de reconhecimento de conteúdo por IA. Esse sistema identifica automaticamente o gênero do filme ou série sendo reproduzido, e aplica curvas de mapeamento de tons e configurações de imagem específicas para cada tipo.
Suavização de movimento
Outra função da tecnologia é a função Intelligent Motion Smoothing. Esta ferramenta analisa de forma contínua, a necessidade de aplicar suavização de movimento e determina a intensidade necessária.
A decisão leva em conta o reconhecimento de conteúdo, o brilho da cena e as condições de iluminação do ambiente no qual o telespectador se encontra.
Para os jogos, a ferramenta também irá se ajustar em tempo real à iluminação ambiente, operada por meio do formato HDR10+ Gaming.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções