Índice do Artigo

Notícias

Microsoft lança app para recuperar arquivos perdidos no Windows

O aplicativo resgata arquivos de HDs, SSDs, cartões e outros hardwares

Microsoft lança app para recuperar arquivos perdidos no Windows
Créditos: Reprodução/ Mundo Conectado

A Microsoft lançou um novo aplicativo de recuperação de arquivos para Windows, o Windows File Recovery. A empresa não fez nenhum anúncio formal sobre a nova funcionalidade. Ele apenas começou a ser disponibilizado pela Microsoft Store e pode ser baixado gratuitamente. 

Download oficial Windows File Recovery
na Microsoft Store

Esse sistema pode ser usado quando o usuário deleta, permanentemente, algum arquivo. A função do aplicativo é procurá-lo e tentar resgatá-lo. Ele pode ser usado para recuperar fotos, documentos, vídeos perdidos, entre outros arquivos. 

“Excluiu acidentalmente um arquivo importante? Limpou seu disco rígido? Não sabe o que fazer com dados corrompidos? A Recuperação de arquivos do Windows pode ajudar a recuperar seus dados pessoais. Para fotos, documentos, vídeos e muito mais, o Windows File Recovery suporta muitos tipos de arquivos para ajudar a garantir que seus dados não sejam perdidos permanentemente. Recuperando de uma câmera ou cartão SD? Experimente o modo de assinatura, que se estende para além da recuperação NTFS e atende às necessidades do seu dispositivo de armazenamento.”
– Descrição do app na Microsoft Store

Ele pode ser usado, até o momento, apenas por PC Windows 10. O aplicativo pode ser usado por usuários profissionais, que constantemente tem problemas com arquivos perdidos. Ele pode ser usado inclusive para recuperar dados de cartões de memória, HDDS e SSDs. 

três modos de recuperação de arquivos: Padrão, Segmento e Assinatura. O modo Padrão é recomendado para arquivos deletados mais recentemente, sendo tanto em HDDs ou SSDs no seu PC com Windows, ou também HDs externos e unidades flash de 4GB ou superior. O modo Segmento é indicado para arquivos que foram excluídos há muito tempo, ou após os discos terem sido formatados. Já o modo Assinatura, é indicado caso os anteriores não tenham conseguido localizar os arquivos.

A Microsoft diz que ele é capaz de recuperar arquivos JPEG, PDF, PNG, MPEG, Office, MP3 e MP4, arquivos ZIP e muitos outros. Diversos sistemas podem ser acoplados ao PC para fazer a recuperação, desde que o computador tenha instalado o aplicativo. O app suporta sistemas de arquivos NTFS, FAT, exFAT e ReFS.

Apesar de vários usuários poderem fazer uso do app, a Microsoft desenvolveu pensando nos clientes profissionais. Isso porque é necessário dar comandos para recuperação dos arquivos. Dificilmente um usuário comum terá conhecimento suficiente para fazer uso da ferramenta. A interface não é a muito amigável.

O aplicativo de Recuperação de arquivos do Windows roda apenas no Windows 10 build 19041, ou posterior. Ele pode ser instalado gratuitamente pela Microsoft Store. O aplicativo não suporta recuperação em armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos de rede, apenas os arquivos armazenados em hardwares específicos.

Via: Neowin