Índice do Artigo

Nadando com os peixes

DATA CENTER NO MAR? Entenda por que empresas estão colocando eles no oceano

DATA CENTER NO MAR? Entenda por que empresas estão colocando eles no oceano
Créditos: Mundo Conectado

Os data centers subaquáticos ainda são uma tecnologia emergente, mas com grande potencial para o futuro. A combinação de sustentabilidade, segurança e eficiência energética torna essa tecnologia atraente para empresas e governos.

O interesse em colocar data centers no oceano está crescendo em todo o mundo, com diversos projetos em andamento para testar esse tipo de estrutura no fundo do mar. A China, por exemplo, está construindo um data center com capacidade equivalente a 6 milhões de PCs, enquanto a Microsoft já testou seu data center submerso chamado “Project Natik”.

Data centers no mar

A ideia de colocar um data center no fundo do mar se baseia em usar a energia renovável dos oceanos pra ajudar no resfriamento como solução pra economizar energia e ser mais sustentável.

Isso porque, ao longo dos últimos anos, muitas empresas de tecnologia se comprometeram a diminuir o impacto ambiental. Especialistas da área apontam que 2% da pegada de carbono do mundo são de data centers

Então os data centers, que usam a maior parte da eletricidade para manter o sistema de resfriamento da estrutura, acabam consumindo energia que vêm de fontes não renováveis.

Se você colocar um data center no mar, é possível conectá-lo à uma estação de energia eólica próxima, já que na costa a gente tem muito mais vento que no meio do continente – o que já é uma vantagem.

Além da questão da energia, um data center em terra sofre com as mudanças de temperaturas do local onde ele está. Além do calor que o próprio data center gera, o clima externo também impacta na temperatura.

No mar, pelo menos nas áreas onde os pesquisadores querem colocar os data centers, a temperatura é mais constante, e normalmente mais fria do que em terra. Essa outra vantagem limita o risco de superaquecimento.

Então a proposta de colocar os data centers no mar era para aproveitar a baixa temperatura da água e, ao mesmo tempo, usar energia limpa pra ajudar no resfriamento.