Índice do Artigo

tentando monetizar

Microsoft Copilot está mostrando propaganda em sua interface

O Copilot chegou ao Windows 11 mostrando propagandas, com a Microsoft monetizando o uso da sua interface de perguntas e respostas

Windows 11 logo
Créditos: Divulgação

Com a chegada do Copilot ao Windows 11 há alguns dias, a Microsoft já botou as asas de fora e alguns usuários notaram a presença de publicidade via ads presentes no uso da ferramenta. A página Windows Latest revelou que algumas respostas que a IA fornece podem conter pequenas imagens aparecendo em sua interface, promovendo um determinado produto ou serviço.

O teste foi realizado com uma pergunta sobre qual seria a melhor plataforma de streaming: Netflix ou Amazon Prime Video. Uma das respostas fornecidas pela inteligência artificial te fornecia o link direto para o usuário assinar a Prime Video – sendo definido como uma “ad” pelo próprio sistema e não apenas uma “sugestão”.

Créditos: Windows Latest

Não foi revelado a extensão da liberdade que o Copilot indica produtos e serviços diretamente por sua janela, sendo que realizei pessoalmente o mesmo teste dentro do Windows 11 e ele não forneceu nenhuma propaganda em minha experiência. Deve-se levar em consideração que ele está em “versão prévia”, o que indica que a Microsoft ainda pode e vai alterar alguns fatores da ferramenta.

Como não há forma de “desligar” as propagandas dentro da plataforma, é indicado aos usuários que não gostam de ver este tipo de indicações para ceder seu feedback no Hub de Comentários – que está presente no Windows 11 como um aplicativo dentro do próprio sistema operacional. Isso não é garantia de que vão removê-las um dia, no entanto é uma das formas que o público tem de emitir sua opinião sobre os serviços.

A venda de Copilot como marketing

A Microsoft já tinha revelado no passado que usaria o Bing AI com ads para monetizar o seu uso, o que nos leva a conclusão que era uma questão de tempo até o Copilot também carregá-las consigo – já que ele usa diretamente os dados fornecidos via Bing AI. Logo, mudar de estratégia pode não ser aquilo que está nos planos da corporação, ao menos neste início de atividades com a ferramenta.

Em termos técnicos, o dilema sobre os “ads” segue sendo um grande problema entre as grandes fabricantes e os usuários. Considerando que o Windows 11, como sistema operacional, e até os serviços do Microsoft 365 são “produtos” e “serviços” pagos, o ato de monetizá-los , assim como suas principais ferramentas, pode ser considerado anti-transparente com seus consumidores. Serviços gratuitos – como é o caso do buscador Bing – seria uma forma mais honesta de aplicá-los.

Fonte: TweakTown