Índice do Artigo

Estudando soluções

Microsoft investiga problemas em ativações de Windows 10 e 11

A Microsoft analisa os casos de falha na ativação com a troca de hardwares de seu PC ou na atualização da BIOS

Windows 11 logo
Créditos: Divulgação

Com o fim do suporte da Microsoft para ativação dos sistemas Windows 10 e 11 com as keys de seus sistemas operacionais mais antigos, alguns problemas começaram a surgir e os usuários reclamam de um caso específico que ainda não alcançou uma solução.

Se você tem o Windows 10/11 e o obteve através da transição do Windows 7 e 8, há uma chance de sua licença não ser autorizada ao trocar hardwares de seu computador ou até se fizer alguma atualização de versão da sua BIOS.

Relatos apontam que a troca de placa-mãe e outros componentes que simplesmente não geravam novamente o sistema operacional mais recente – apenas o anterior. Em alguns dos casos, os usuários tiveram de comprar o Windows 11 para voltar a usar seu computador novamente com os recursos mais recentes.

Microsoft
Reprodução

Ao The Verge, um dos consumidores relata que entrou em contato com a Microsoft via e-mail e tentou tirar a história a limpo. “Eles reconhecem que alterar o hardware não é uma violação para a licença do Windows, então não há qualquer razão para a minha licença do Windows 10 ser revogada ou alterada de qualquer forma”.

A corporação afirma que está trabalhando nestes casos. “Nós estamos cientes dos reportes fornecidos pelos usuários e está sob investigação. As pessoas que estiverem vivenciando dificuldades técnicas devem contatar o nosso canal de suporte ao consumidor”.

Windows 11 laptops
Reprodução/Microsoft

Os desafios da Microsoft

A ação da Microsoft visava impedir que pessoas ativassem as keys de Windows 10 e 11 pagando bem menos, já que os sistemas operacionais antigos caíram em desuso e seu valor de mercado também foi reduzido.

Porém, isto cria um sério problema – principalmente para quem costuma trocar as peças de seu PC com frequência e busca realizar diversos upgrades ao longo do tempo. Até mesmo atualizar a BIOS pode ser um risco, o que deve ser resolvido com certa agilidade.

Se você tinha uma ativação de Windows 7 ou 8 e migrou para os sistemas operacionais mais recentes, a recomendação é que aguarde uma correção antes de aplicar qualquer alteração em seu computador ou fazer upgrade de sua BIOS.

Fonte: The Verge